Selecione seu idioma

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SOS PLANETA TERRA

15/04/2010 - 16h11 FOLHAONLINE
Veja maiores erupções vulcânicas em todo o mundo nos últimos 30 anos
Publicidade

colaboração para Folha

As erupções do vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, que chegam a formar uma coluna de fumaça e cinzas de até seis quilômetros de altura, causaram distúrbios ao tráfego aéreo em diversos países da Europa, impactando conexões em todo o mundo. O caos áereo pode durar até dois dias, dependendo de como a coluna de cinzas vulcânicas evoluir, informou o Eurocontrol, órgão europeu encarregado da segurança aérea.

Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicas
Fumaça de vulcão na Islândia afeta voos na Europa
População é removida após sinais de erupção
Nuvem de cinzas fecha espaço aéreo britânico

A erupção vulcânica mais famosa da história é a do Vesúvio, na Itália, que destruiu Pompeia e Herculano em 79 DC. No entanto, a explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883, é considerada o maior fenômeno terrestre jamais observado: o jato de cinzas, pedras e fumaça atingiu mais de 20 mil metros de altitude, devastando a região. A erupção foi acompanhada de uma gigantesca tsunami, e no total a catástrofe deixou mais de 36 mil mortos.

Confira abaixo uma lista com algumas das mais importantes erupções vulcânicas dos últimos 30 anos:

Maio de 1980

A erupção do vulcão do Monte Santa Helena, no noroeste dos Estados Unidos, deixou 57 mortos. As explosões e os tremores de terra fizeram o lado norte do vulcão entrar em colapso, devastando 600 quilômetros quadrados de floresta e liberando na atmosfera toneladas de poeira que obscureceram o céu por dias.

Novembro de 1985

Deslizamentos de terra devastaram a cidade de Armero, na Colômbia, fazendo quase 25 mil mortos. O vulcão Nevado del Ruiz, situado a 40 km, entrou bruscamente em erupção duas horas antes. Seu calor derreteu parte do gelo e neve que cobriam o vulcão.

Junho de 1991

Nas Filipinas, o despertar do vulcão Pinabuto fez mais de 800 mortos. Dezenas de milhares de hectares foram destruídos e mais de um milhão de pessoas foram deslocadas.

Dezembro de 1991

A erupção do Etna, na Sicília, registrou uma das maiores erupções dos últimos três séculos, em termos de duração (473 dias, até o dia 1º de abril de 1993) e em distância percorrida pela lava e sua quantidade (mais de 250 milhões de metros cúbicos). Em maio de 1992, a defesa civil salvou a vila de Zafferana, impedindo o avanço da lava com explosivos e blocos de concreto.

Agosto de 1997

Plymouth, a capital da pequena colônia britânica de Montserrat, no Caribe, foi riscada do mapa após a erupção do vulcão Soufriere Hills, que continua ativo até hoje. A capital foi inundada por colunas de fogo e cinzas.

Janeiro de 2002

A erupção do vulcão Nyiragongo, próximo a Goma (leste da República Democrática do Congo), destruiu completamente o centro da cidade, bem como diversos bairros residenciais e parte da infra-estrutura foi carbonizada.

Compartilhe FOLHA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.