Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conheça as transformações climáticas pelas quais a Terra passa

FOLHAONLINE

06/12/2009 - 08h30
Conheça as transformações climáticas pelas quais a Terra passa
Publicidade

FRED PEARCE
da New Scientist

A mudança climática está conosco. Uma década atrás, tratava-se de uma conjectura. Agora, o futuro está se revelando diante dos nossos olhos. Esquimós do Canadá veem isso no desaparecimento do gelo do Ártico e do permafrost (tipo de solo de grandes altitudes e altas latitudes também, formado por gelo, terras e rochas, e que geralmente permanece congelado). Moradores de localidades mais pobres na América Latina e no Sul da Ásia percebem isso em tempestades e inundações letais. Europeus, por sua vez, verificam em desaparecimentos glaciais, incêndios de florestas e ondas de calor fatais.

Já os cientistas percebem em estudos que têm como objeto anéis de árvores, corais antigos e bolhas de ar presas em profundas camadas de gelo.
Loic Hofstedt -1º.dez.09/Reuters
Pessoas estão causando a mudança climática pela queima de reservas naturais de carvão, petróleo e gás natural
Pessoas do mundo todo estão causando a mudança climática pela queima de reservas naturais de carvão, petróleo e gás natural

Tudo isso revela que o mundo jamais foi tão quente quanto agora, por um milênio ou mais. Os dois anos mais quentes registrados ocorreram desde 1998 (o outro é 2002), 19 a 20 vezes mais quentes do que 1980. E a Terra provavelmente nunca aqueceu tão rápido quanto nos últimos 30 anos --um período em que influências naturais na temperatura, como ciclos solares e vulcões, tiveram uma diminuição. Estudos sobre a inércia térmica dos oceanos sugerem que há mais aquecimento por vir.

Climatologistas disseram, em relatórios para o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), que estamos presenciando de fato o aquecimento global causado por atividades humanas.

Estufa global

Pessoas estão causando a mudança climática pela queima de reservas naturais de carvão, petróleo e gás natural. Isso lança bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) todos os anos, embora as mudanças possam realmente terem começado com o surgimento da agricultura, segundo afirmam alguns cientistas.

O CO2 é um gás de efeito estufa que retém a radiação solar na troposfera, a camada da atmosfera mais baixa. Ele se acumulou junto a outros gases-estufa emitidos pelo homem, como metano e clorofluorcarbonetos (CFCs).

Se as tendências atuais continuarem, vamos aumentar as concentrações atmosféricas de CO2 para o dobro dos níveis pré-industriais durante este século. Isso provavelmente é o suficiente para aumentar a temperatura global entre 2ºC e 5ºC. Algum aquecimento é certo --mas o grau será determinado pelas reações que envolvem derretimento de gelo, oceanos, vapor-d'água, nuvens e mudanças na vegetação.

O aquecimento está trazendo outras mudanças imprevisíveis. O derretimento das geleiras e a precipitação estão causando transbordamento de rios, enquanto a evaporação esvazia os outros. Doenças (a dengue, por exemplo) se espalham com mais facilidade. Algumas plantações crescem mais rapidamente, enquanto outras veem sua colheita reduzida pelas pragas e pela seca.

Furacões estão se tornando mais frequentes e destrutivos --como o Katrina, em 2005. O gelo do mar do Ártico está derretendo mais rápido a cada ano, e há crescentes temores de que as correntes oceânicas se interrompam e mantenham a Europa quente. Confrontos sobre a diminuição dos recursos de água devem causar conflitos em muitas regiões.

Como ecossistemas naturais --recifes de corais, por exemplo-- são interrompidos, a biodiversidade é reduzida. A maioria das espécies não pode migrar com rapidez suficiente para se manter, embora algumas já estejam evoluindo como resposta ao aquecimento global.

A expansão térmica dos oceanos, combinada com o derretimento do gelo na terra, também está elevando o nível do mar. Neste século, a atividade humana poderia provocar um degelo irreversível do gelo da Groenlândia e as geleiras da Antártida. Isso seria condenar o mundo a um aumento do nível do mar de seis metros --o suficiente para inundar terras ocupadas por milhares de milhões de pessoas.

O aquecimento global seria maior se não fosse por partículas de enxofre e outros poluentes que bloqueiam a luz solar, e porque as florestas e os oceanos absorvem cerca de metade do CO2 que produzimos. Mas a taxa de acúmulo de CO2 na atmosfera tem aumentado desde 2001 --sugerindo que a capacidade da natureza de absorver o gás pode ter chegado ao limite. Pesquisas recentes sugerem que "absorventes" naturais de C02, como pântanos e florestas, estão começando a liberar o gás.

Medidas de reversão

De acordo com o IPCC, o mundo precisa melhorar rapidamente a eficiência de seu uso de energia e desenvolver combustíveis renováveis que não façam uso do carbono, como energia eólica, solar, das marés e talvez a energia nuclear.

Significa, também, desenvolver novos métodos de conversão dessa energia limpa em força motriz, como células combustíveis de hidrogênio para carros.

Outras soluções menos convencionais incluem ideias para evitar o aquecimento por "megaengenharia" do planeta com espelhos gigantes para desviar os raios do Sol, semear oceanos com ferro para proliferar algas, ou enterrar gases de efeito estufa abaixo do mar.

O ponto principal é que vamos ter de cortar as emissões de CO2 em 70% a 80%, apenas para estabilizar as concentrações do gás na atmosfera --e, assim, as temperaturas. Quanto mais rápido fizermos isso, menos insuportavelmente quente nosso mundo será no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.