Selecione seu idioma

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Aquecimento Global e o Efeito Manteiga na China

14/04/2010 - 16h58 FOLHA ONLINE
Mortos em série de terremotos sobem para 589 na China
Publicidade

da Reportagem Local

O número de mortos na série de tremores na China--o mais forte deles o terremoto de 6,9 de magnitude que atingiu a Província de Qinghai, no noroeste do país, nesta quarta-feira-- subiu para 589, e os feridos já somam mais de 10 mil, informaram meios de comunicação estatais.

Série de tremores mata ao menos 400 na China; envie seu relato
Equipes tentam resgatar sobreviventes em escolas na China
Papa pede solidariedade e diz rezar por vítimas
Veja os maiores terremotos deste ano pelo mundo
Veja galeria de imagens da tragédia

A série de terremotos destruiu prédios na cidade de Yushu e fez com que centenas de sobreviventes corressem em pânico para as ruas na cidade de Jiegu. De acordo com autoridades locais, os tremores destruíram cerca de 85% das construções da região.
AP
Equipes de resgate procuram por sobreviventes em meio aos escombros de um prédio em Yushu, na China
Equipes de resgate procuram por sobreviventes em meio aos escombros de um prédio em Yushu, na China

Moradores e equipes de resgate utilizam suas próprias mãos para tentar retirar sobreviventes dos escombros. Várias escolas desabaram, e, segundo agências estatais, ao menos 56 estudantes morreram. A mais atingida foi a Escola Vocacional Yushu, onde, segundo a agência Xinhua, foram registradas as mortes de ao menos 22 alunos.

Imagens da TV Qinghai mostraram muitos corpos na calçada à espera de remoção.

Geradores de emergência foram acionados para manter o aeroporto de Yushu em funcionamento. Ao menos seis voos aterrissaram trazendo equipamentos e equipes.

Milhares de pessoas estão desabrigadas na cidade de 70 mil habitantes, segundo autoridades.

"A situação é difícil. Grande parte dos edifícios desabou. Muitas pessoas estão feridas com gravidade", disse Pu Wu, diretor do projeto Jinba, que dá treinamento na área de saúde para comunidade tibetanas. "Estamos com medo. Estamos todos acampados ao ar livre, com receio de que mais tremores ocorram".

Luo Song, do monastério do Condado de Yushu, cuja irmã trabalha no orfanato local, disse que três crianças foram enviadas ao hospital mas não havia equipamentos para atendê-las.

"Ela me disse que os hospitais passam por dificuldades, porque não há médicos, não podem dar injeções nem tratamento adequado", disse o monge em visita à cidade de Shenzhen.

Destruição

Algumas pontes e estradas ao redor de Yushu racharam ou foram destruídas completamente, o que complica os esforços de resgate. O aeroporto está aberto, mas a estrada que o liga ao condado foi seriamente danificada.

O planalto do Tibete é frequentemente atingido por terremotos, apesar do número de vítimas ser normalmente pequeno, por poucas pessoas viverem na região. Cerca de 100 mil pessoas vivem em Yushu, espalhadas por uma vasta área, mas o terremoto atingiu uma região relativamente povoada.

O presidente Hu Jintao e o premiê Wen Jiabao exigiram que nenhum esforço seja poupado no resgate das vítimas. O vice-premiê Hui Liangyu foi enviado a Qinghai para coordenar os esforços.

Tremores

O primeiro terremoto, de magnitude 5, atingiu a região de Qinghai às 18h40 desta terça-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora a atividade sísmica mundial. O tremor teve profundidade de 18,9 km e epicentro a 230 km de Qamdo, na região do Tibete.
Arte/Folha

Desde então, outros cinco tremores atingiram o mesmo local. O mais forte deles foi registrado com magnitude 6,9 e atingiu a mesma região às 20h49, também segundo o USGS. O instituto afirma que o tremor foi registrado a uma profundidade de apenas 10 km e epicentro a 240 km de Qamdo.

A agência de notícias Xinhua cita funcionários do Centro de Terremotos da China dizendo que ao menos 18 réplicas --tremores secundários-- foram registrados e que mais terremotos de magnitude maior do que 6 são esperados nos próximos dias.

Qinghai é habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han.

Esta foi uma das zonas afetadas pelo terremoto que, em maio de 2008, atingiu o norte da vizinha Província de Sichuan, deixando cerca de 87 mil mortos e desaparecidos. Entre as vítimas estavam milhares de estudantes de escolas primárias.

Cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor e as autoridades estimaram que o trabalho de reconstrução levaria três anos.

com agências internacionais

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.