Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quatrocentos mortos e oito mil feridos em terremoto na China

JBONLINE


Quatrocentos mortos e oito mil feridos em terremoto na China

Agência AFP

PEQUIM - Um forte terremoto de 7,1 graus na escala Richter abalou nesta quarta-feira a província de Qinghai, no noroeste da China, matando pelo menos 400 pessoas e soterrando milhares, informou a agência oficial Nova China. Há mais de oito mil feridos.

- Militares foram enviados à região para socorrer as pessoas presas sob os escombros das casas - informou um dirigente local, Huang Limin, citado pela Nova China.

Segundo o Instituto Geológico americano (USGS), o tremor teve o epicentro situado a 380 km a sudeste da cidade de Golmud, a uma profundidade de 46 km.

O USGS informou ainda que ocorreram dois tremores secundários, de 5,3 e 5,2 graus, na meia hora posterior ao terremoto principal.

As autoridades chinesas informaram que o abalo ocorreu às 7h49 local (20h49 de terça-feira em Brasília).

Funcionários de Qinghai, citados pela agência Nova China, revelaram que casas desabaram na região do epicentro, no distrito de Yushu. A região atingida está situada próxima ao Tibet e é habitada por camponeses e nômades mongóis e tibetanos.

O pior terremoto recente a abalar a China ocorreu em maio de 2008, quando um tremor de 8 graus deixou 87 mil mortos ou desaparecidos na província de Sichuan, vizinha à região sacudida hoje.

05:40 - 14/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.