Selecione seu idioma

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Aquecimento Global e o Efeito Manteiga em Salvador

15/04/2010 - 02h40 FOLHA ONLINE
Desabamentos matam duas crianças e deixam cinco feridos em Salvador
Publicidade

da Agência Folha
da Reportagem Local

A forte chuva que cai desde a tarde de ontem causou a morte de duas crianças e deixou pelo menos cinco feridos em Salvador (BA).

Na Vila Canária, uma encosta desabou e atingiu o quarto onde dormiam os irmãos Pablo Juan Santos Galvão, 2, e Gabriel, 6. Vizinhos conseguiram tirá-los dos escombros, mas já estavam sem vida.

Um outro deslizamento de terra atingiu um motoqueiro na avenida Gal Costa, entre os bairros de Sussuarana e São Marcos. Não há informações sobre seu estado de saúde. Também no bairro de São Marcos, quatro pessoas ficaram feridas em consequência dos desabamentos causados pelas chuvas.

De acordo com o Corpo de Bombeiro, pelo menos 26 bairros da capital baiana sofreram com alagamentos e deslizamentos de terra. Outras 20 cidades baianas decretaram estado de emergência.

Os bairros mais atingidos são Periperi, Imbui, Jardim das Margaridas, Lauro de Freitas, Calçada, Vila Canária, Santa Luzia do Lobato, Boca do Rio, Pituaçu, Baixa dos Fiscais, Dique do Tororó, São Cristóvão, Portão, Cajazeira, Barros Reis, Iguatemi, Águas Claras, Aeroporto, São Marcos, Simões Filho, Moçurunga, Retiro, Lapinha, Paripe, Nazaré e Ribeira.

Lauro de Freitas

Chuvas fortes que voltaram a atingir Lauro de Freitas (25 km de Salvador) nesta quarta-feira deixaram diversas regiões da cidade inundadas, no local conhecido como Sempre Verde. Barcos foram os únicos meios de transporte para a população e autoridades. Pescadores retiraram idosos e crianças ilhadas, já que as duas bombas instaladas pela prefeitura não conseguiram drenar a água.
Danilo Magalhães/Divulgação
Barcos foram a única opção de transporte em áreas alagadas de Lauro de Freitas (BA)
Barcos foram a única opção de transporte em áreas alagadas de Lauro de Freitas (BA)

No centro, o rio Ipitanga transbordou. De acordo com a Defesa Civil municipal, o excesso de chuva coincidiu com a maré alta no final da tarde, agravando a situação. Na semana passada, a prefeitura já havia decretado estado de emergência devido ás chuvas.

Já no início da noite a água cobriu uma ponte no km 4 da Estrada do Coco, impedindo o tráfego. Outras vias também ficaram alagadas e impediram a passagem de carros e ônibus, provocando demora na volta para casa.

Na avenida Luis Tarquínio, principal via comercial da cidade, a água invadiu lojas e danificou veículos e equipamentos. Até esta terça (13), as estimativas de prejuízo feitas pela prefeitura eram de R$ 40 milhões, considerando as chuvas da semana passada.

A Defesa Civil não informou o número de famílias desabrigadas, mas há pessoas em pelo menos quatro abrigos públicos, além de alojados em em imóveis de associações de moradores.

Na última sexta-feira (9) um homem de 39 anos morreu após ser arrastado pela chuva em Feira de Santana.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.