Selecione seu idioma

sexta-feira, 16 de abril de 2010

EFEITO BUMBA EM CASCATA NA EUROPA

16/04/2010 - 08h03 folhaonline
OMS pede que europeus fiquem em casa por risco de fumaça vulcânica
Publicidade

da Associated Press, em Genebra
da Reportagem Local

A OMS (Organização Mundial de Saúde) pediu aos europeus que evitem sair de casa caso a fumaça que vem de vulcão na Islândia se misture com a chuva. A fumaça vulcânica, que pode causar pane nas turbinas de aviões, causa um caos no transporte aéreo na Europa pelo segundo dia consecutivo, com o fechamento do espaço aéreo no Reino Unido e cancelamentos em vários outros países europeus.

Fumaça pode afetar entre 4.000 a 5.000 voos até a meia noite de hoje na Europa
Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicas

O porta-voz da OMS, David Epstein, disse que a agência não sabe exatamente os riscos impostos pela fumaça vulcânica, mas as micropartículas são potencialmente perigosas as pessoas se começarem a "descer" para o solo com a chuva.
Arni Saeberg/Reuters
Fumaça vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em vários países da Europa
Fumaça vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em países da Europa e força cancelamento de voos

As partículas, explica, podem alcançar os pulmões e causar problemas respiratórios --o que impõe um risco ainda maior para aqueles que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias.

Epstein disse que a fumaça deve permanecer na atmosfera nesta sexta-feira, mas a agência monitora a situação de perto. Parte das cinzas vulcânicas alcançou o solo em partes do sul da Islândia, uma região em maior parte rural.

A agência de controle de aviação europeia Eurocontrol alertou nesta sexta-feira que os voos da e para a Europa ainda vão sofrer as consequências da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, por mais 24 horas.

A entidade disse em comunicado que cerca de 11 mil voos serão operados no espaço aéreo europeu nesta sexta-feira, em comparação com os 28 mil voos de um dia normal. Nesta quinta-feira, primeiro dia do caos aéreo, foram realizados 20.334 voos no continente.

Não mais do que 120 voos transatlânticos conseguiram pousar nos aeroportos europeus na manhã desta sexta-feira, comparado a 300 em um dia normal. Cerca de 60 voos entre a Asia e a Europa foram cancelados nesta sexta-feira, deixando milhares de passageiros sem previsão de embarque.

"A nuvem de fumaça continua a se mover ao leste e sudeste", disse Kyla Evans, porta-voz da Eurocontrol. O vulcão entrou em erupção na quarta-feira (14), pela segunda vez em menos de um mês.

Com medo dos danos que as partículas podem causar nas turbinas dos aviões, as autoridades fecharam parte ou todo o espaço aéreo no Reino Unido, Irlanda, França, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Bélgica.

O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês) anunciou o fechamento do espaço aéreo nacional até, ao menos, à 1h deste sábado (21 desta sexta-feira em Brasília).

A medida interrompeu voos nos aeroportos mais importantes da Europa, como o Heathrow, em Londres, e Charles de Gaulle, em Paris, assim como outros 25 aeroportos somente na França.

Com a nuvem se movendo a leste, os voos foram interrompidos também no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, o terceiro maior da Europa, e dez outros aeroportos alemães, incluindo Duesseldorf, Berlim, Hamburgo e Colônia.

A Polônia também expandiu sua área de proibição de voos para a maior parte do país, excluindo as cidades de Cracóvia e Rzeszow, no sul.

Abertura

Alguns países, contudo, já começam a reverter as medidas restritivas. A Aviação Civil da França disse que permitirá alguns aviões em três aeroportos de Paris durante uma janela de quatro horas, a começar ao meio-dia no horário local.

A Suécia e a Noruega declaram os céus ao extremo norte de seus territórios seguros para tráfego aéreo.

Na Irlanda, as autoridades de aviação civil liberaram as restrições na maior parte do espaço aéreo do país, reabrindo aeroportos em Dublin e Cork.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.