Selecione seu idioma

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O TEOREMA DO AQUECIMENTO GLOBAL III

O TEOREMA DO AQUECIMENTO GLOBAL III

O efeito estufa é a energia emitida pelo Sol, que vem em forma de radiação e é acumulada na atmosfera terrestre, aumentando a temperatura do ar e da crosta terrestre.

Importante para todas as espécies vivas e mortas, ocorre pela ação de dióxido de carbono (CO2), CFC, Metano, Óxido Nitroso e o vapor de água, formando uma barreira contra a dissipação da energia solar.

Os cientistas climáticos alertam para um aumento na quantidade desses gases provocando uma elevação da temperatura da Terra, cada vez mais acentuada.

O desmatamento e a queima dos combustíveis fósseis, da forma acelereda em que é praticada em nossos dias, concentra cada vez mais estes gases, principalmente o CO2 e o Metano.

A partir da Revolução Industrial, ano 1.800, o nível do carbono na atmosfera cresceu 30%, e o metano 130%, aproximadamente.

Pesquisando nas camadas inferiores de gelo da Antártica, os pesquisadores descobriram o aumento na concentração de CO2, ao longo de milhões de anos.

O CO2, nos últimos 150 anos, se propagou na nossa atmosfera foi mais de 200 vezes rapidamente, do que nos últimos 600.000 anos.

Os países que mais emitem o gás que provoca o efeito estufa são Estados Unidos (38%), União Européia (35 bilhões por ano), China 32 bilhões de toneladas), sem mencionar as quantidas imensas da Rússia, Japão e Índia.

Existem muitas provas e evidências do aumento da temperatura no Planeta Terra.

Elevação do nível de temperatura em apromidamente 0,5°C, nos últimos 100 anos, e de 0,5°C em 50 anos, numa ascensão geométrica.

O nível dos Oceanos se elevou em 20cm, no mesmo período de tempo.

As regiões glaciais, nos Polos, DERRETERAM LITERALMENTE, bastando ver as fotos e os relatórios dos satélites.

Os relatórios demonstram uma redução de aproximadamente 50% da quantidade de gelo, só nos últimos 50 anos, sem precisar falar que a medida que o gelo derrete, a parte da crosta terrestre descoberta aquece cada vez mais o gelo que ainda não derreteu.

Pode ocorrer um aumento da temperatura entre 1,6°C à 6,0°C, já se fala para os próximos 50 anos. Os mais pessimistas falam de um aumento maior ainda das temperaturas, podendo chegar até 10%.

Todos estes cálculos e previsões não contam com as forças colossais que regem a natureza de nosso planeta. Não levam em conta a queima diária de gases retidos no subsolo do planeta, acumulado aolongo de milhões de anos, que agora,com nossa tecnologia e necessidades, retiramos e o devolvemos diretamente à nossa atmosfera.

A falta de água potável, falta de alimentos, mortes causadas por inundações, como ocorreram em Santa Catarina, São Paulo e nas últimas horas no Rio de Janeiro, secas em outras áreas, tempestades cada vez mais elétricas como as que já estão ocorrendo no Brasil e na Austrália, bolhas de calor, ciclones tropicais que não ocorriam no Brasil e furacões como o Katrina que devastou Nova Orleans.

Com o derretimento das calotas polares nos próximos 50 anos, o nível do mar poderá elevar-se até 10metros segundo alguns pesquisadores.

Previsão que se real, dispensa comentários em termos de consequências globais no que se refere a um grande exôdo humano para as regiões mais altas, falta de lugar para abrigar milhões de pessoas, falta de alimentos e outros problemas logísticos e de infra-estruturas, já tão precários em nossas grandes cidades.

Daí a importância da conscientização e a responsabilidade individual de cada cidadão, de cada governante público, de cada Nação, em todos os quadrantes do Planeta.

Caso ainda seja possível reverter este quadro, pode até ser tarde demais.

Todos os Tratados e Acordos firmados até hoje, nenhum foi efetivamente cumprido,por razões econômicas, políticas, de soberania e até de pura falta de vontade, pois preservar a natureza, falando economicamente, significa fazer renúncias.

Sem entrar na questão política de que as Nações mais ricas são as maiores poluidoras e que mais desrrespeitam as leis ambientais, quandoas têm. E as pobres e em desenvolvimento, se julgam no direito de conquistar as mesmas riquezas, mesmo que a custo do futuro do Planeta Terra.

RUI SANTOS DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.