Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Forte terremoto atinge o Tibete e mata 67 pessoas

14/04/2010 - 00h23
Forte terremoto atinge o Tibete e mata 67 pessoas
Publicidade

da Reportagem Local

Atualizado às 00h38.

Cerca de 67 pessoas morreram e várias outras estão soterradas em decorrência do terremoto que atingiu a província ocidental de Qinghai, na região autônoma tibetana Yushu, na manhã desta quarta-feira (pelo horário local), segundo informações das agências internacionais.

O abalo, que aconteceu às 7h49 locais (20h49 de terça em Brasília), teve magnitude 6,9 na escala Richter, segundo USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos, sigla em inglês). Já a Administração Chinesa de Terremotos afirma que o terremoto chegou a 7,1 graus.

"Muitos foram soterrados com o desabamento das casas", disse a agência chinesa Xinhua um grupo de oficiais da prefeitura de Yushu.

"Nossos soldados retiraram 10 pessoas dos escombros de suas casas, mas quatro deles morreram", disse Wu Yong, comandante da zona militar de Yushu, do Exército de Libertação Popular.

"Até onde eu sei há pessoas mortas", disse Karsum Nyima, subdiretor do departamento de notícias da televisão local, que acrescentou que "as casas aqui são praticamente feitas de madeira e as paredes de barro. Algumas caíram com o terremoto".

Segundo um porta-voz do serviço provincial de emergências da região, as autoridades estão "investigando as possíveis vítimas e pode haver muitas, já que muitas pessoas estavam em suas casas".

Qinghai é habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han, e foi uma das zonas afetadas pelo terremoto que em maio de 2008 sacudiu o norte da vizinha província de Sichuan, deixando cerca de 90 mil mortos e desaparecidos.

O oeste da China, com grandes cadeias montanhosas como o Himalaia, é zona de frequentes terremotos, embora muitos deles aconteçam em áreas pouco povoadas ou desabitadas.

com agências internacionais

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.