Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Planetas semelhantes à Terra abunde na Via Láctea

Fonte: Instituto SETI (Norte-americano)


ScienceNOW - Até as notícias minuto a partir de Ciências
Planetas semelhantes à Terra abunde na Via Láctea
Berardelli por Phil em abril 12, 2010 7:01 | Link Permanente | 1 Comentário
Imprimir | E-mail Mais
A
Cemitério. Os restos de planetas rochosos que orbitam estrelas ex-anã-branca pode revelar uma galáxia, que é cheia de vida.
Crédito: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle (SSC)

Talvez Frank Drake estava certo. Quase meio século atrás, o astrônomo americano postulou que, com base na probabilidade estatística pura, a Via Láctea pode ser repleto de planetas semelhantes à Terra. Agora, observações do ex-estrelas anãs brancas sunlike chamado sugerem que a esmagadora maioria deles uma vez que portavam, no mínimo, um mundo rochoso. E porque as estrelas sunlike poderia responder por até metade da população da Via Láctea de várias centenas de bilhões de sóis, o que significa centenas ou mesmo milhares de civilizações pode habitam nossa galáxia.

A questão de quantos mundos rochosos existentes na galáxia tem perplexo astrônomos para a melhor parte de um século. Mesmo agora, a tecnologia impede a pesquisa. Os astrónomos estão a anos de distância de ser capaz de outra imagem da Terra diretamente. Os dois métodos de detecção de planetas extrasolares, apelidado de "wobble e piscar," envolver planejar mudanças pequenas em movimento de uma estrela causadas pela força gravitacional dos planetas em órbita, e pegar o escurecimento ligeiro à luz de uma estrela que ocorre quando um planeta passa entre a estrelas e telescópio de um observador. Ambos os métodos têm revelado centenas de planetas como Júpiter, mas não uma contrapartida para a Terra, apesar de alguns gigantes rochosos foram manchados.

Mas amanhã, numa reunião da Royal Astronomical Society, em Glasgow, Reino Unido, uma equipe de pesquisadores irá apresentar uma nova maneira de estimar quantos planetas rochosos poderia estar lá fora. Os centros de estudo sobre as estrelas anãs brancas. Esses sóis morrer uma vez brilhou como o nosso, mas no final de sua expectativa de vida de 9 bilhões de anos que inflou em gigantes vermelhas, estrelas com diâmetros de até 200 vezes maior do que o nosso sol. (Se isso aconteceu em nosso sistema solar, o sol se expandir para além da órbita da Terra.) Então, gradualmente, as estrelas inchado shriveled a apenas metade do seu tamanho original, escurecendo lentamente no esquecimento e rodeado por enormes atmosfera rarefeita.

Esses ambientes podem fornecer uma ferramenta easy-to-read sinal de que planetas rochosos, uma vez orbitava as estrelas morrem, de acordo com os investigadores. A equipe estudou os espectros, ou assinaturas químicas, da luz a partir de 146 anãs brancas localizado a poucas centenas de anos-luz da Terra. Entre as estrelas, 109 apresentaram espectros, indicando que os elementos mais pesados, como cálcio estiveram presentes em suas atmosferas. planetas rochosos são as únicas fontes prováveis para estes elementos pesados, por isso o show espectros que as estrelas devem ter planetas como ingestão durante a sua fase expansiva e vermelho gigante.

Com base nos dados, a equipe que extrapola pelo menos 3,5% de todas as estrelas sunlike em toda a Via Láctea atualmente abrigam planetas rochosos. Por um cálculo mais áspera, o que significa a galáxia tem mantido como muitos como um bilhão de mundos rochosos, uma vez ou outra. Uma pequena fração destes, por sua vez, poderia ter sido como a Terra, o que significa que preencheram os critérios, tais como água e abrigar existente dentro de uma distância de habitabilidade dos seus sóis.

O estudo reforça a idéia de que a formação dos planetas em torno das estrelas "é um resultado comum", diz o cientista planetário Jonathan Fortney da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Tão comum, diz ele, que o número de estrelas abrigam planetas rochosos é "provavelmente muito maior" do que o valor de 3,5% estimado pelos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.