Por Patrick Lannin
REYKJAVIK (Reuters) - A erupção vulcânica da Islândia foi ainda causando fortes tremores na quinta-feira, embora muito menos cinzas e fumaça subia para o ar.
Grandes nuvens de cinzas do vulcão expeliu na semana passada e levou para o tráfego aéreo europeu a ser aterrado por alguns dias. A fumaça e gases provenientes do vulcão tem cinza e muito menos agora e da pluma ficou em níveis baixos.
No entanto, os tremores provenientes dele são mais fortes agora do que quando a nuvem de cinzas, foi a sua mais elevada, em cerca de 9 km (5,6 milhas), disse o escritório meteorológico geofísico Steinunn Jakobsdottir.
"Nós não sabemos exatamente o que isso nos está dizendo. Este é o tipo de me dizer que ele não está parando ainda ... Como olha agora poderia continuar por um tempo", disse ela em entrevista coletiva.
Sismólogo Bryndis Brandsdottir disse que os tremores poderiam indicar uma acumulação de lava, ou rocha fundida, dentro da cratera.
"A lava não posso ir a qualquer lugar. Não está fluindo para fora da cratera, ele deve estar se acumulando lá", disse ela à Reuters.
Ela disse que se encontrou o seu caminho para fora da cratera em seguida, seria provavelmente o fluxo para o lado norte da montanha, que é onde as inundações ocorridas no início da erupção na semana passada. Esta foi mais longe
O espectro de possibilidades é muito ampla. Vulcões são muito diferentes umas das outras ", disse Giuliano Pança, um professor de sismologia da Universidade de Trieste, na Itália.
Ele disse que estava estudando vulcões como tentar entender a pulsação do coração humano - alterações do ritmo pode significar um problema para um paciente, mas não para outra.
O vulcão sob a geleira Eyjafjallajökull, cerca de 120 km (75 milhas) a sudeste da capital Reykjavik, vem tendo erupções por 8 dias.
"Somente a fissura norte está em erupção e agora a pena é por vezes atingindo uma altura de 3 km (1,9 milhas) mas é principalmente abaixo disso", disse Jakobsdottir. "Ela (a pena), é uma espécie de estabilidade a uma altura de 2 a 3 km", acrescentou.
Para os habitantes locais, cinzas foi criada para continuar a cair em áreas próximas ao vulcão, levantando preocupações sobre os perigos para os animais de elevados níveis de flúor nas cinzas.
Além do vulcão atual, os islandeses também foram cautelosamente olho do vulcão Katla próximo, que é muito maior e tem um potencial muito maior para a devastação.
É passado explodiu em 1918, inundando grandes áreas.
Especialistas dizem que a história mostra que uma erupção na Katla muitas vezes, mas nem sempre, segue uma sob a geleira Eyjafjallajökull.
(Reportagem de Patrick Lannin; edição por Charles Dick)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.