Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

EFEITO MANTEIGA E O AQUECIMENTO GLOBAL

Google Image


O Aquecimento Global é um fato, comprovado cientificamente, não é achismo, não é suposição, não se trata de opinião.

As temperaturas estão subindo ao longo das últimas décadas, com uma rapidez nunca antes verificada na História da Terra.

O consumo tecno-industrial de nossa civilização moderna, tem liberado uma quantidade de CO2 nunca antes registrada,o que ocasiona a aceleração do processo de aquecimento global.

A queima de combustíveis é a liberação desordenada de CO2,que estava fossilizado ao longo de bilhões de anos.

No Peru,o derretimento de um pedaço de geleira hoje, caiu sobre um lago e causou uma onda gigantesca, que causou vítimas fatais, a beira de um lago.

O forte terremoto da China e o Ciclone na Índia, todos são acontecimentos consequentes do aquecimento global.

Quando penso no Aquecimento Global, faço uma analogia com o derretimento da manteiga: A manteiga se mantém em estado sólido enquanto resfriada, a partir do momento em que é aquecida, ela derrete.

Estudos técnicos demonstram e estou convencido que o mesmo acontece com a Crosta Terrestre. O aquecimento global está fazendo subir a temperatura da crosta terreste num rítimo atípico geologicamente, provocando uma maior movimentação das placas tectônicas.

Uma maior movimentação das placas tectônicas ocasiona mais terremotos, de maior magnitudes, e ondas refletivas em maior quantidade,uma vez que a crosta fica mais instável.

Mais ainda,o aquecimento da crosta (Efeito Manteiga), que causa uma movimentação maior das placas tectônicas,também contribui para o despertar de vulcões, com erupções cada vez mais intensas, tipo os inativos e os submersos por geleiras, como está agora ocorrendo nas Ilhas Inslândias.

É um efeito cascata,ou dominó.

Daí a urgência de ações rapidas e eficientes no sentido de tentar reverter,ou diminuir o rítmo de acelração do aquecimento global em curso, consequência de nosso descaso e indiferença com as mudanças climáticas provocadas pela ação do homem.

RUI SANTOS DE SOUZA
Curitiba, 13 de abril de 2010.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.