Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Temporais deixam 3 mil desabrigados em Sergipe

Temporais deixam 3 mil desabrigados em Sergipe

Portal Terra

ARACAJU - Após um dos maiores temporais já registrados em sua história, o estado de Sergipe contabiliza mais de 3 mil desabrigados. A situação mais grave é na capital, Aracaju, onde 830 pessoas estão desalojadas, 895 desabrigadas e quatro ficaram feridas. Nenhuma morte foi registrada. As chuvas ocorrem desde quinta-feira da semana passada. Nesta terça, a coordenação estadual da Defesa Civil detectou 121 pontos de alagamentos com a tempestade registrada pela manhã.

O trânsito ficou caótico, as ruas se transformaram em lagoas, diversos semáforos quebraram e muitas famílias deixaram de levar os filhos à escola, a exemplo da comerciante baiana Maria Elvira de Oliveira, 34 anos. Natural de Alagoinhas, ela mora há 10 anos em Aracaju, e disse que está assustada com a força das chuvas.

O susto de Maria Elvira coincide com a perplexidade do coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, que também nunca viu chuvas com tamanha intensidade em tão pouco tempo. Em seis dias foram 380 mm de chuvas, quando o esperado para o mês inteiro era 212 mm.

- Em maio do ano passado choveu 750 mm, enquanto que o esperado para o mês era 300. Naquela época assustou, mas a chuva foi distribuída durante o mês. Dessa vez, foram apenas seis dias - afirmou. Ele disse que as chuvas continuarão, mas com intensidade moderada, sempre no início da manhã e à noite. - Acredito que no final de semana, já teremos sol - afirmou. O governo do Estado montou um gabinete de crise que trabalha com a coordenação da Defesa Civil.

Um dos pontos mais preocupantes nesse período foi a ameaça de desabamento da torre de transmissão da TV Sergipe, afiliada da TV Globo, localizado no bairro Cidade Nova. A assessoria de comunicação da emissora divulgou um comunicado afirmando que desde o inicio das chuvas monitora o local através do seu Departamento de Engenharia e da Sonda Engenharia. Na segunda, foi contratada uma empresa que fez um novo estudo topográfico da região e controle de verticalização da torre. Mesmo com esses cuidados, 10 famílias foram retiradas das proximidades do local pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

A chuva também provocou situações inusitadas em Aracaju. Enquanto a maioria dos desabrigados está refugiada em escolas das redes municipal e estadual, os moradores do conjunto residencial Costa do Sol, no bairro Aruana, zona de expansão da capital, foram enviados para hotéis, atendendo um pedido da Justiça Federal e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

A Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania disponibilizou 184 vagas em diversos hotéis na capital por 10 dias, prorrogáveis por mais 10, mas não informou o número exato de famílias desabrigadas neste conjunto.

No Morro do Avião, invasão do Santa Maria, moradores listaram várias casas que desabaram. Gilvanete Celestina Resende testemunhou a queda do barraco vizinho e, embora tenha medo das consequências de se manter no local, diz não ter onde se acomodar com as duas filhas de 2 e 18 anos.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 16 municípios sergipanos foram atingidos pelas chuvas e quase 2,7 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas em todo o estado. Na segunda, o canal da invasão Guaxinim, na Barra dos Coqueiros transbordou, deixando moradores ilhados em suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.