Selecione seu idioma

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Islândia retira centenas de região de vulcão por temor de erupção

FOLHAONLINE
14/04/2010 - 08h01
Islândia retira centenas de região de vulcão por temor de erupção
Publicidade

da Reportagem Local

Cerca de 700 pessoas foram retiradas nesta quarta-feira do sul da Islândia devido aos sinais de uma segunda erupção de um vulcão sob a geleira Eyjafjallajokull, informou a televisão pública islandesa Rúv.

A retirada aconteceu após terem sido detectados vários pequenos tremores e emissões de gás de uma cratera a cerca de 200 metros sob o gelo da geleira de Eyjafjallajokull, nas últimas horas.

Os caminhos adjacentes tiveram tráfego bloqueado pelas autoridades, que enviaram à zona helicópteros de reconhecimento.

A Autoridade de Defesa Civil da Islândia alertou que o derretimento do gelo pode causar inundações de um rio próximo, cujo nível já subiu 84 cm.

A erupção do vizinho vulcão Fimmvorduhals, situado próximo à geleira de Eyjafjälla, já tinha provocado há três semanas a retirada de mais de 600 moradores e o fechamento temporário do tráfego aéreo e rodoviário. A atividade do vulcão só cessou completamente na segunda-feira passada (12).

A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com vários vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há dez anos.

Cientistas têm monitorado a geleira Eyjafjallajokull, adormecida desde 1821, para sinais de atividade sísmica, mas disse que houve pouco alerta antes da última atividade.

Com agências internacionais

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.