Selecione seu idioma

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Renato Campoy - Meio-ambiente no sentido Global

Caldo de galinha

Educação no sentido latu sensu.

Educação no trânsito, não usando o carro como arma, para matar ou morrer.
Sendo gentil com as pessoas diferentes de nós.
Educação no sentido de aceitar as diferenças políticas, religiosas, sexuais e étnicas.
Educação em aprender a ouvir muito e falar pouco.
Educação política, para aprender a não votar em políticos notoriamente corruptos.
Educação também acadêmica, escolar, técnica e profissional, para melhorar o padrão de vida econômica.


Meio-ambiente no sentido Global.

O meio-ambiente pode ser aplicado no sentido de toda a nossa inter-relação com o meio que nos cerca objetiva e subjetivamente.
Cuidar em não deixar os bueiros de nossas ruas entupidos.
Fiscalizar os córregos, rios e riachos, ajudando a despoluir e nunca, em hipótese alguma descartar lixos domésticos ou industriais em áreas e de formas não apropriadas.
Meio-ambiente no sentido de investir, fiscalizar e exigir o cumpreimento de regras básicas de preservação ambiental.
Manter o quintal livre de depósitos que possibilitem a proliferão de agentes infecciosos, tais como a dengue, malária, e tantos outros.
Meio-ambiente no sentido de lavar as mãos para não transmitir o H1N1
Meio-ambiente no sentido de plantar uma árvore, não impermeabilizar o solo com calçamentos não necessários .
Aprender e entender nossa relação com o meio que nos cerca, pois somos todos dependentes dos Oceanos, das Florestas, dos Cometas, dos Planetas que orbitam as Estrelas, dos buracos negros, da importância da Lua como satélite que regula as marés, da energia malévola e benéfica que o sol emite, que nos dá a vida e a morte, de nosso posicionamento e dependência de segurança dentro de uma comunidade de cem milhões de vizinhos, num bairro chamado Via-Láctea.

Meio-ambiente compreendendo a importância da água como nosso elemento principal de vida, de preservação da qualidade do solo que gera nossos alimentos.
Segurança no nosso relacionamento com as forças brutas e colossais que regem a natureza geológica, biológica, astronômica, química, física.
Meio-ambiente é nos dias de hoje, uma disciplina básica, essencial, que deve constar no dia-dia de cada habitante deste planeta a partir do momento que nasce até seu último dia de vida.
Água, Terra e Ar, três elementos básicos que estruturam nossa vida aqui neste minúsculo e frágil planeta, que até os povos mais antigos, sem nenhuma tecnológia, já compreendiam a importância e o significado.
Vivemos uma transição civilizatória alienda, em que damos importância aos divertimentos tecnológicos e esquecemos de cuidar dos elementos básicos e indispensáveis à vida biológica de todas as espécies, para não falar dos minerais e dos vegetais.
Quem tem o mínimo de conhecimentos básicos sobre a matéria, sabe que se não cuidarmos já de nosso meio-ambiente básico: bio-diversidade e eco-sistemas, nosso futuro será semelhante ao de Marte, que comprovadamente já foi um planeta habitável, e se existia vida inteligente lá, e quem sabe se nós temos a nossa origem lá, e nossos ancestrais genéticos emigraram para o nosso planeta.



Dinheiro na poupança.

Guardar e poupar.
Economizar, aplicar bem os recursos financeiros.
Habilidade que poucos têm.
A mesma dificuldade que temos de cuidar da Educação, do Meio-ambiente, temos no trato com as finanças.


Acreditar no céu.

Para quem não acredita, não faz mal algum não acreditar, pelo menos enquanto estiver vivo aqui na terra. Depois é outra questão, que ainda ninguém voltou para contar.
Para quem tem necessidade de acreditar, considero um excelente mecanismo de freio social e psicológico para os mais afoitos.


Caldo de galinha, que eu saiba, não faz mal a ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.