O derramamaneto do petróleo no Golfo do México e a erupção do Vulcão da Islândia são duas tragédias que nos ensinam preciosas e NOVAS lições:
01) As duas tragédias revelam o despreparo da civilização moderna diante dos fenômenos naturais.
O vulcão paralisou o Tráfego Aéreo na Europa, com reflexos globais, causando enormes prejuízos à Economia Mundial. Sem falar nos ainda desconhecido danos à saude pela inalação das cinzas.
O derramamanto de petróleo no Golfo do México, causado por um tremor de terra, causará um prejuízo sem precedentes à Economia e ao Meio-Ambiente Global.
02) Verifica-se, nos dois desastres, que com o aumento das atividades sísmicas no Planeta, e vai aumentar mais ainda, esta atividade sísmica, pois este aumento é reflexo da intensa movimentação das placas tectônicas, outros desastres maiores ainda ocorrerão.
Deslizamentos de encostas em regiões densamente povoadas: "Morro do Bumba"
Chuvas cada vez mais intensas, provocando enchentes nas grandes Metrópoles despreparadas.
Rompimento de grandes barragens, causadas pelo excesso de chuvas.
Danos estruturais em usinas atômicas, causadas por terremotos.
Destruição de grandes estradas, o que provocará caos no transporte terrestre.
Geadas e granizos destruindo plantações vitais para suprimento da população.
Quebras nas Bolsas de todo o Planeta.
Aumento do nível do mar já é um fato inquestionável em todo o Planeta.
Tsunamis devastando milhares de kilometros das áreas habitadas em todo o Planeta.
Pândemias tais H1N1,
Ataques Terroristas.
As consequências de terremotos em Túneis de Metrô, cabramentos subterrâneos de instalções elétricas, telefone, gás, hidráuicos, ocasionarão prejuízos incalculáveis, em vidas humanas e financeiros.
Enfim, se não acontecer uma tomada de consciência dos cidadãos e dos governantes públicos, com uma mobilização global, outros desastres ainda maiores acontecerão no processo de destruição de todas as possibilidades de vida civilizada tecnológica no Planeta Terra.
Nos nossos dias não tem cabimento mais em falar em Países, ou Regiões Geográficas. A Economia, a Política, a Segurança, o Meio-Ambiente, todas as condições de preservação da vida humanae todas as outras espécies, sob todos os aspectos, é questão de SEGURANÇA GLOBAL, e não mais NACIONAL.
Diante do potencial de emergências s globais que se avizinham cada dia, sem que percebamos, ou fingimos não perceber, o conceito de SEGURANÇA NACIONAL está ultrapassado, PRAZO DE VALIDADE VENCIDO, o precisamos trabalhar e discutir um novo conceito de Segurança: o de SEGURANÇA GLOBAL.
Aliás já é um novo conceito na questão das Armas Nucleares , só que diante destes novos desastres naturais, precisamos expandir este novo paradigma, o de SEGURANÇA GLOBAL.
RUI SANTOS DE SOUZA
02 de maio de 2010 - 10h:32ms
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.