Selecione seu idioma

terça-feira, 19 de julho de 2011

Uma questão de Cosmovisão, e as consequências planetárias!


É antipático e desagradável relatar desastres ambientais, diariamente, mortes, prejuízos financeiros, e outras consequências trágicas de mudanças climáticas e geológicas.

A maior parte dos seres humanos não apreciam em falar, e nem de ouvir falar sobre desgraças.

A maioria das pessoas gostam de festas, alegrias, circo, pão, nunca gostam de tragédias.

Mas grandes tragédias, causadas por megas desastres ambientais, é uma realidade inconquistável do nosso tempo.

A questão fundamental é de "cosmovisão" da espécie humana.

Ao longo de milhares de séculos de evolução da nossa espécie, ao sair das cavernas, e caminhar lentamente em direção à conquista da arte de acender o fogo, saber usar o ferro, a construção da roda, olhar instigante para o céu estrelado, o "sonho de Ícaro", lunetas, telescópios, átomos, viagens espaciais, web, e todas as outras conquistas científicas, nosso conhecimento foi sendo ""setorizado", "compartimentado", "pulverizado", "especializado", e perdemos a capacidade de "ver o todo", perdemos a faculdade de uma visão "ampla", "aberta".

Perdemos, ao longo de milhões de anos de evolução, a capacidade de uma "Cosmovisão" planetária, "cósmica", mesmo detentores de tantas informações e tecnologias existentes.

O médico especializado em coração, só entende de coração...

O médico especializado em fígado, não sabe receitar sobre uma doença nos olhos...

O Engenheiro especializado em construção de pontes e viadutos, não sabe construir um Navio... e o Engenheiro Naval não sabe construir uma estrada...

O Astrônomo não sabe fritar um ovo, e a cozinheira não saber costurar uma peça de roupa...

O Jurista especializado em Direito da Família, não entende de Direito Agrário...

Somos uma civilização de "especialistas" sem uma "Cosmovisão"...

As consequências desta ausência de uma "cosmovisão" é catastrófica, diante do atual quadro de mudanças climáticas e geológicas em curso no Planeta Terra.

Os Geólogos estão incapacitados de entender os fenômenos atuais, por falta de "cosmovisão".

Os Cientistas climáticos estão perdidos, ou divididos, por falta de "Cosmovisão".

Os fenômenos ocorridos no Sol, com grandes explosões de massas, têm consequências em todo o sistema Solar, afetando todos os Planetas...

O que acontece no centro da Via Láctea tem consequências em toda a nossa Galáxia, do centro do acontecimento, até à sua periferia, onde estamos...

A rota de colisão da Galáxia de Andrômeda com a Via Láctea, já está afetando, mesmo que de forma ainda imperceptível aos nossos olhos e sentidos...

A tempestade de neve que açoita os Estados Americanos, provocam consequências planetárias...

O Terremoto que devastou o Japão em Março, está repercutindo em todas as placas tectônicas planetárias, com consequências que ainda desconhecemos, mas em breve, muito breve, sofreremos as consequências planetárias...

Os vulcões que explodiram na Islândia, no México, nas filipinas e no Equador, e tantos outros, estão distribuindo ondas de repercussão geológicas planetárias...

As enchentes que estão ocorrendo, neste momento, no Estado de Pernambuco, no Brasil, estão gerando consequências em toda a região Norte do País, com consequências Econômicas, Agricultura, Sociais, Políticas, Jurídicas, Administrativas, biológicas, Físicas e Químicas...

Tudo o que acontece na esfera da Química, tem consequências nas áreas Físicas e Biológicas...

Os Terremotos do Haiti, na Nova Zelândia, do Chile e do Japão, estão diretamente conectados.

A movimentação do magma, sob o manto fracionado, está em movimentação atípica, fazendo suspeitar de outras consequências de maiores proporções.

Tudo, sem exceção, que acontece na Esfera da Física, tem consequências nas esferas Químicas e Biológicas...

Os acontecimentos, transformações, mudanças, alterações, mutações, nas diferentes esferas, causam consequências nas demais áreas...

A falta de "Cosmovisão", gera uma falsa sensação de segurança, mas perigosamente falsa...

As inundações no Paquistão não foi um fator isolado, pontual...

O derretimento das geleiras não é só um problema para o Pinguim, Urso Polar, Foca, e o Navio Titanic, em alto mar...

Milhões de sacolas de plástico jogadas nos Oceanos causam consequências em todas as biodiversidades marinhas, pesca, pescadores, atividades turísticas...

Aquecimento das águas oceânicas geram consequências planetárias, tanto nas esferas da Física, da Química e Biologia...

Oxidação dos Oceanos, Chuvas Ácidas, Tempestades de Areia, Ondas de Calor, Terremotos, Erupção de Vulcões, Derretimento de Geleiras, Tempestades de Neutrinos oriundos do Sol, Mudanças no Eixo-da-Terra, Auroras Boreais, Dessalinização das Águas Oceânicas, Poluição e desvio dos cursos dos Rios, Construção de Represas, Construção de Usinas Nucleares, o tráfego de bilhões de veículos, a construção de bilhões de habitações urbanas, impermeabilização dos solos urbanos, extração de petróleo nas camadas subterrâneas do manto terrestre, extração de água dos aquíferos subterrâneos planetários, ouro, ferro e outros minerais, esgotamento da capacidade de produção agrícola para alimentar sete bilhões de seres humanos, e todas as as matérias-primas acessórias para alimentar o progresso industrial, são fenômenos diretamente relacionados, interdisciplinares, correlatos, gerando causa e efeito imediato, ou mediato, perceptíveis ou não aos nossos olhos, com consequências globais, trágicas, em face do nosso despreparo para enfrentá-los.

A elevação dos níveis dos Oceanos é um dos maiores e mais graves desafios que a humanidade enfrentará, em breve, e que existe um silêncio total sobre o assunto.

Basta citar o exemplo do que está acontecendo em todo o Litoral Brasileiro, com a destruição de milhares de propriedades particulares, afetando o turismo e a pesca, mas que o setor mobiliário impede reportagens e publicidade sobre a questão.

Cansado de ficar só nas palavras, escrevendo e repetindo as notícias da elevação do nível do Oceano Atlântico no Litoral Brasileiro, estou apresentando um plano de ação afetivo, um projeto que visa documentar e dimensionar a destruição causada pela elevação do nível do Oceano Atlântico, através de fotos e vídeos, que serão disponibilizados no Twitter, Facebook e Youtube, pois as imagens são mais impactantes do que as palavras escritas:

I have a Dream! http://t.co/acvgJMH


O Aquecimento Global, motor das mudanças climáticas e geológicas diretamente relacionadas, é uma realidade, são fatos, comprovados, insuspeitos, não admitem dúvidas, falta a "Cosmovisão", para admitir e prevenir.


A ausência de "Cosmovisão" gera a indiferença, o desconhecimento, a ignorância, o que agrava as consequências.

A destruição das florestas, a extinção das espécies, biodiversidades e ecossistemas e meio-ambientes planetários, são consequências que geram outras consequências, numa reação em cadeia planetária.

Quem observa atentamente as fotos da Lua, de Marte, de Vesta, da Terra, e de todos os outros Planetas, Cometas e grandes Asteroides conhecidos, consta uma coisa comum em todos, as marcas da "Conexão Cósmica".

Existe uma "Conexão Cósmica" em todas as Macro e Micro estruturas Cósmicas do Universo, conhecido e até do Universo desconhecido.

As reações químicas, físicas e biológicas são interdisciplinares, conexas, interdependestes e diretamente correlatas.

A ausência desta amplitude de visão (Cosmovisão), está gerando sérias consequências, que comprometem o futuro das futuras gerações, que aguardam nossas iniciativas efetivas, evitando maiores e trágicos desastres ambientais, que comprometem a possibilidade de sobrevivência da "Vida" no planeta Terra.

É urgente uma "Visão Holística", sair da "Caverna de Platão", para verificar as possibilidades de "Vida" fora desta caverna escura, sem luz, cheia de sombras, em que nos encontramos neste momento.

O Macro e o Microcosmo são indivisíveis, um só, inseparáveis, irmãos siameses, ligados ao mesmo cordão umbilical.



RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 19 de julho de 2011 - 20h:53











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.