Selecione seu idioma

Mostrando postagens com marcador biodiversidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador biodiversidades. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Curitiba em defesa do meio ambiente: "Dia da Terra" - "Big Frutas Curitiba"

Curitiba



Big Frutas Curitiba


A "Big Frutas Curitiba", especializada na entrega de frutas frescas e selecionadas, diretamente no seu ambiente de trabalho, diariamente, é a patrocinadora do Blog "Dia da Terra".

O Blog "Dia da Terra" emite, diariamente, 24 horas do dia, alertas climáticos e geológicos, relacionados com o Brasil e com o Mundo.

O principal objetivo do Blog "Dia da Terra" é conscientizar, educar, mobilizar e provocar ações preventivas em defesa do meio ambiente, biodiversidades, ecossistemas, destruídos pela ação humana predatória, inconsequente, irresponsável, totalmente indiferentes às trágicas consequências climáticas e geológicas à segurança ambiental e alimentar das futuras gerações.

Transmitimos, diariamente, notícias, artigos, relatórios, dados, acontecimentos relevantes, tanto em Português quanto em Inglês, das principais agências de notícias do mundo, de organizações internacionais,  pessoas, empresas, governos, comprometidos com essa causa, que nos propomos defender e difundir: a necessidade urgente de ações preventivas eficientes, enquanto é tempo.

A você nosso leitor do Blog "Dia da Terra", e aos clientes do Delivery de Frutas em Curitiba "Big Frutas Curitiba",  manifestamos o nosso agradecimento em participar dessa cruzada ambiental global, que é de responsabilidade de todos os Povos, Nações, diferentes Culturas e os mais variados e divergentes sistemas políticos e ideológicos.

O meio ambiente foi destruído, e ainda não sabemos quais serão as possíveis consequências para as futuras gerações, mas todos os sinais e evidências demonstram que existem possibilidades reais de perigos imprevisíveis e desconhecidos para as futuras gerações.

Acreditamos, estamos planamente convencidos, que essa causa é de todos os povos e de todas as nações, pois o futuro de todas as espécies vivas na Terra, está ameaçado, pela ação humana predatória e irresponsável.

Dia da Terra
Brasil, Curitiba, 02 de Janeiro de 2014



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Em defesa do meio-ambiente, enquanto ainda há tempo...






Você pode apoiar o projeto do Dia da Terra, seguindo @CuritibaZoom.

Estamos em busca dos recursos financeiros para executar o projeto de percorrer todo o Brasil, em defesa do meio-ambiente.

Se você trabalha e está comprometido com a defesa do meio-ambiente, nós o seguiremos também, e divulgaremos seu trabalho, seu produto, ou sua empresa, em troca do seu apoio financeiro.

Mas, atenção: só seguiremos e apoiaremos, quem está com o rígido critério da preservação ambiental.

Em defesa do meio-ambiente, enquanto ainda há tempo...

Dia da Terra

www.dia-da-terra.blogspot.com

www.curitibazoom.blogspot.com

ruisaldanha@twitter.com
ruisaldanha@facebook.com
ruisantos42@youtube.com
curitibazoom@twitter.com












sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Não Comer o dinheiro...

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto, e o último rio for poluído, é que o homem perceberá que não pode comer o dinheiro."

(Provérbio indígena) (Google)


Fonte: Google

Fonte Google

Fonte Google


Fonte Google


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 27 de janeiro de 2012 - 20h:50





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Equação da elevação do nível do mar

70% do Planeta Terra é Água.

Matematicamente a influência das águas sobre o clima é de 70%, ou mais.

Alterações nas águas oceânicas podem gerar 70% de mudanças no clima da Terra.



+ Derretimento das geleiras

+ Aumento da temperatura das águas oceânicas

+ Elevação do nível dos oceanos

+ Furacões

+ Tornados

+ Tempestades

+ Instabilidade climática

+ Mudanças radicais nas médias das temperaturas global

+ Inversão nas correntes marítimas

+ Alterações térmicas abruptas

+ Alterações sobre as áreas de terra, não cobertas por águas

+ Extinção das biodiversidades marinhas

+ Alterações na movimentação tectônica

+ Alterações no clima global

+ Invasão de faixas de terra litorâneas

+ Refugiados da elevação do nível do mar

+ Prejuízos financeiros no setor imobiliário

+ Prejuízos financeiros para o setor de turismo

+ Prejuízos financeiros para o transporte marítimo

+ Prejuízos financeiros para alojar os desabrigados

+ Migração desordenada e caos social

+ Prejuízos financeiros para a atividade agrícola nas áreas inundadas

+ Profundas alterações geográficas na topografia global

+ Alterações geo-políticas significativas

+ Alterações geo-econômicas significativas

+ Contaminação dos lenções freáticos de água doce

+ dificuldade para alimentar os refugiados da elevação do nível do mar

+ Gás metano na atmosfera

+ alterações no nível e no curso dos rios



+ Consequências desconhecidas, ainda não estudadas

X

- florestas

= Desastres ambientais de proporções desconhecidas


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 19 de agosto de 2011 - 21h:16


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Qual é o Destino da Humanidade?


A Loucura-Humana Matou a "Razão".

Depois de assassinar "Razão", a "Loucura-Humana" assassinou a "Inteligência", ainda no útero materno da "Mãe-Sabedoria"

Depois de assassinar a "Inteligência", tirou a vida da "Mãe-Sabedoria".

Não satisfeita em provocar a "Morte da Razão", a "Morte da Inteligência", a "Morte da Sabedoria", assassinou, covardemente, "O Passado", "O Presente", "O Futuro" e a "Esperança".

A Loucura-Humana foi responsável por várias mortes: Razão, Inteligência, Sabedoria,Passado, Presente, Futuro e Esperança.

A "Morte da Razão" foi uma tragédia para a existência da vida inteligente.

A morte da Inteligência foi o início do fim da humanidade?

O aborto da "Sabedoria", inviabilizou qualquer possibilidade de Esperança no Futuro.

Não satisfeita, a "Loucura" tirou a vida do "Passado", do "Presente" e do "Futuro"

Sem "Passado" não há "Presente".

Sem o "Presente" não há "Futuro"

Sem Passado, Presente e Futuro, não há "Esperança".

A Loucura-humana assassinou os ecossistemas, as biodiversidades, floras, faunas, todo o nosso passado planetário, que a Mãe Natureza levou milhões de anos para construir.

A Loucura Humana destruiu as memórias do nosso passado geológico, climático e ambiental, matou nossa Inteligência, ceifou a vida embrionária da Sabedoria, matou a Razão, matou Presente, o Futuro e a Esperança.

Florestas foram destruídas...

Rios poluídos...

Oceanos oxidados...

As geleiras derreteram...

Quantidades abusivas de gás carbônico e gás metano foram lançados na atmosfera, envenenando o ar que respiramos...

Ignoramos o derretimento das geleiras...

Desprezamos os "Extremos-Climáticos"...

As águas foram poluídas e contaminadas...

Esquecemos ou ignoramos "Como Nasceu, e vai morrer, o nosso Planeta Terra"...

Esgotamos todos os recursos naturais...

Deixamos crescer, de forma irresponsável, a densidade demográfica da nossa espécie...

Sem estudar seriamente nosso passado, sem investimentos em pesquisas, sem vontade política de entender o nosso passado climático e geológico, inviabilizamos o nosso "Presente", destruindo o nosso "Futuro".

A destruição do "Futuro" representa a "A Morte da Esperança".

Vivemos Esperança de Futuro, porque não existirão Florestas...

Não existirão Rios...

Não existirão animais nas Florestas...

Os Oceanos estarão contaminados e inabitáveis...

O ar que respiramos estará contaminado, inviabilizando a vida no Planeta Terra...

A camada de Ozônio não existirá para proteger a existência da vidana Terra.

Nossas grandes Cidades Urbanas serão transforadas em "Grandes Cemitérios Urbanos"...

Os mananciais de água potável esgotados...

Não existirão alimentos em quantidade suficiente para alimentar os bilhões da nossa espécie...

Os desastres ambientais consumirão toda a nossa capacidade de responder diante de urgências humanitárias planetárias...

Seremos todos destruídos pela falta de capacidade de preparar o Futuro, com base no estudo do Passado, e as necessárias ações preventivas, efetivas, no Presente.

A Morte da Esperança é provocada pela Loucura Humana, que cega, nos faz surdos e mudos, diante das lições do nosso passado geológico e climático, matando as possibilidades de reação no Presente, inviabilizando a possibilidade de vida Futura, o que mata qualquer possibilidade de "Esperança", de sobrevivência para a nossa espécie no Futuro...

A "Loucura-Humana", responsável direta por tantas desgraças e tragédias individuais e coletivas, aniquilou mortalmente a Esperança de um Futuro de vida no Planeta Terra.

Transformados em "animais tecnológicos", mais escravos do que donos da tecnologia moderna, reiniciaremos uma nova civilização ou morremos em Marte?

Qual será a utilidade das ferramentas tecnológicas que construímos, mas sem água, sem oxigênio, sem alimentos, sem animais, sem florestas, faunas, ecossistemas, biodiversidades, meio-ambiente saudável?

Transformados em civilização robótica, dominados pela "tecnológica-loucura-humana", com nanotecnologia implanta no cérebro, usando máscaras para respirar, capsulas de comida construídas em laboratórios subterrâneos?

A Mãe Natureza não permitirá tal destino aos seus filhos.

A erupção de poderosos vulcões adormecidos, a movimentação tectônica e suas consequências, os vírus e as bactérias mortais, a falta de alimentação, água e ar para respirar, CO2, gás metano, água contaminada, os meteoros e asteroides, as águas derretidas nas geleiras, a oxidação dos oceanos, as explosões solares, servirão de túmulos para uma civilização sem "Esperança" de vida natural.

Não existe a possibilidade de um "Novo-Adão", surgindo no "Novo Jardim do Éden".

Não passam de delírios da "Loucura-Humana".


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 16 de julho de 2011 - 09h:21















domingo, 10 de julho de 2011

Existe vida inteligente no Planeta Terra?


Leia, pense e responda: Existe vida inteligente no Planeta Terra?

A vida inteligente no Planeta Terra é um mito, uma lenda, não existe.

Existe sim, vida no Planeta Terra, mas não é inteligente.

- Cientificamente é impossível a existência de vida inteligente no Planeta Terra.

- Matematicamente é impossível.

Considerando a idade provável do Sistema Solar, a idade provável da existência do Planeta Terra, a idade provável do surgimento da vida unicelular no Planeta Terra, a idade provável do surgimento do primeiro homo-sapiens, considerando os registros geológicos e arquelógicos históricos mais antigos do Planeta Terra, ainda não existiu tempo suficiente para o surgimento de uma forma de vida inteligente no planeta Terra.

Por mais desagradável e ultrajante que seja, ainda estamos nos tempos das cavernas.

Não existiu o tempo suficiente para o crescimento de uma inteligência no Planeta Terra.



- Analisando sob o conhecimento que dispomos de Astronomia, é impossível a existência de vida planetária inteligente na Terra.

Não existiu, não existe, e jamais existirá uma forma de vida inteligente no Planeta Terra, sob o aspecto de possibilidades científicas, usando o rudimentar conhecimento de Astronomia que dispomos.

As mudanças no Eixo-da-Terra, os perigos existentes no movimento de Translação ao redor do Sol, nosso desconhecido itinerário na Via Láctea, o número de Cometas, Asteroides e Meteoritos em órbita no Sistema Solar, muitos em rota de colisão com a Terra, as Explosões Solares, as mudanças na proteção Magnética do Planeta Terra, os registros de grandes transformações já ocorridas na Terra, e em outros Planetas, são informações suficientes para afirmar que não existe vida inteligente no Planeta Terra, e jamais haverá, pois não teremos tempo suficiente para atingir qualquer nível de inteligência planetária.

- Geologicamente é impossível.

Estudando sob o aspecto da Geologia, constamos que o nosso Planeta Terra é inabitável. O número, a frequência e a intensidade de radicais transformações geológicas, descarta qualquer possibilidade de um tempo necessário para a formação de vida inteligente.

O surgimento, a formação, e as constante mutações Geológicas do Planeta Terra inviabilizam uma estabilidade geológica-ambiental, em tempo suficiente para o surgimento de uma espécie inteligente.

Quando uma espécie inicia o processo de formação de uma inteligência-planetária, um fenômeno geológico ou astronômico causa sua extinção.



- Biologicamente é impossível.

Os vírus, bactérias, doenças, contágios, alimentação inadequada, estilo de vida, fragilidade das células, envelhecimento precoce, são fatores biológicos que inviabilizam o tempo-estrutural necessário para o surgimento de uma forma de vida inteligente na Terra.

- Economicamente é impossível.

Os modelos de administrações econômicas, públicas e privadas, ao longo do espaço-tempo-primitivo, implantados, quanto à distribuição dos recursos naturais disponíveis, relações e sistemas de riquezas naturais, e sua distribuição social, inviabilizaram totalmente o surgimento de qualquer forma de vida inteligente no Planeta Terra.

- Socialmente é impossível.

O estilo, forma e conteúdo das Relações Sociais no Planeta Terra, entre quase todas as espécies existentes, inviabilizam qualquer possibilidade de vida-planetária-inteligente.

Quase todas as espécies são autofágicas, selvagens, imediatistas, invasivas, intolerantes, extremamente agressivas, faltando a construção de uma inter-relação-cooperativa, que permitisse a evolução de uma forma de vida planetária inteligente em nosso Planeta Terra.

- Religiosamente é impossível.

A comprovação religiosa da ausência de vida inteligente é verificada facilmente nas lendas e mitos religiosos, pois todo o altar-religioso-planetário é infestado de deuses sanguinários, que praticam genocídios épicos, que condenam, castigam, afligem, açoitam, sempre lenientes e compassivos com os seguidores teóricos, e feroz com os diferentes.

- Estudando a psicologia, também é impossível.

As diferentes áreas da Psicologia demonstram o grau de inteligência, de todas as espécies, mas particularmente de uma espécie, a Humana:

Guerras estúpidas e sem propósitos dignos, se é que alguma Guerra possa ter algum sentido ético e moralmente justificável...

Terrorismo internacional, sujo, indigno, que promove a morte de crianças inocentes, da forma mais bárbara e cruel que possa ser imaginado...

Violência Urbana insuportável, destruição de todos os bens naturais, dos valores construtivos e civilizatórios, abandono e indiferença aos direitos-naturais de cada espécie, destruição dos Rios, das Florestas, das Águas que bebemos, do Ar que respiramos, dos alimentos ricos e saudáveis que consumimos.

Assassinatos, roubos, furtos, corrupção, agressões, violações, invasões, exclusões sociais, trabalho infantil, mão-de-obra-escrava, exploração econômica, desprezo e indiferença ao conhecimento, ao pensamento, abandono da criatividade, da inteligência, da beleza, da música-melódica, da magia eterna do saber viver em harmonia com a Mãe Natureza.


- Sob qualquer ângulo de análise, constatamos que a vida inteligente no Planeta Terra é uma impossibilidade cientifica.

A vida-Inteligente no Planeta Terra é mais um mito, só mais uma lenda...


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 10 de julho de 2011 - 10h:07

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Meio-ambiente: uma questão de "σοφία"




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.[1] Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, asexperiências de pensamento e outros métodos a priori.



Meio-ambiente: uma questão de "σοφία"

"Estudo dos problemas fundamentais relacionados:
à existência:
à verdade
valores morais
valores estéticos
relacionados com a mente
relacionados com a linguagem". ( Wikipédia, a enciclopédia livre)

É desafiadora, e extremamente intrigante, a questão ambiental: mudanças climáticas e geológicas, e a necessidade urgente da preservação do meio-ambiente.

Os fatos que comprovam as radicais mudanças climáticas, em todas as regiões do Planeta Terra, e de significativos desastres ambientais que não permitem dúvidas, pois contra os fatos, não há argumentos.

Então surge uma questão crucial: por quê a maioria das pessoas continuam indiferentes ou céticas em relação ao assunto mais importante para o nosso futuro, da nossa, e de todas as demais espécies?

Por quê, tanto ceticismo?

Por quê, tanta indiferença?

Por quê, tanto desperdício de precioso tempo para agir em tempo hábil, e evitar mais desastres ambientais?

A resposta está na definição da palavra "σοφία", no original do idioma grego.


"σοφία" quer dizer "sabedoria" em relação à existência individual e coletiva.


Graus diferenciados de "sabedoria", que determinam as "filosofias de vida", individuais e coletivas.

Para entender a indiferença e o ceticismo em relação às questões do futuro do meio-ambiente, basta analisar nossa "sabedoria em relação ao trânsito de veículos nas grandes cidades.

Qual tem sido o nosso grau de "sabedoria" para lidar com as guerras, com as drogas entorpecentes, com o terrorismo, com a corrupção dos governantes, com as economias arruinadas, com a violência urbana, com o crescimento desornado das grandes cidades urbanas, com o aumento populacional, com o progresso e as tecnologias não sustentáveis?

Qual é o grau de "sabedoria" da nossa espécie para investigar e entender as nossas origens cósmicas?

Qual tem sido a nossa "sabedoria" para investigar nossas origens e a formação geológica do nosso Planeta Terra, antropológica, genética, arqueológica, e astronômica?

Qual foi o nosso grau de "sabedoria", quando fomos confrontados com os descobrimentos e as conquistas do conhecimento humano, nas mais diferentes áreas da pesquisa científica? Basta ler os relatos da Idade Média.

Cada nova descoberta era descartada friamente, ou respondida com a "Santa Inquisição".

Cientistas independentes e Livres-pensadores sempre foram demonizados, em toda a história da humanidade.

São milhares de exemplos: Galileu e suas descobertas, o Darwinismo, Isaac Newton, Sócrates, Copérnico, John Dalton, Albert Einstein, Aristóteles, enfim, a lista é interminável, em todas as áreas dos avanços do conhecimento humano, confrontados com seus contemporâneos.

Enfim, através da "σοφία" dos gregos, vislumbramos a resposta para tanta indiferença, e ceticismo: é uma questão de "sabedoria", ou de filosofia de vida, coletiva ou individual.

O mesmo grau de "σοφία" que sempre usamos para ingerir bebidas alcoólicas, para dirigir o carro no trânsito urbano, para o casamento, para lidar com os vizinhos, com os diferentes religiosos, sociais, étnicos, culturais, estamos aplicando para lidar com as novas descobertas da Ciência, e confrontamento ideológico diante das novas realidades ambientais e climáticas.

"σοφία" à existência: destruindo a possibilidade de qualidade de vida às futuras gerações...

"σοφία" à verdade: Renunciamos às evidências irrefutáveis e à confrontação com os fatos reais...

"σοφία" aos valores morais: Prevalece os valores econômicos, individuais e imediatistas...

"σοφία" aos valores estéticos: Substituídos pelos valores mercantilistas. Nenhuma "σοφία" na redefinição de novos valores, esquecidos, desprezados, ridicularizados, a saber: florestas, água limpa, animais, preservação da Mãe Natureza, meio-ambiente, ecossistemas, biodiversidades....

"σοφία" relacionados com a mente: Contaminada e diluída num copo de veneno existencial mortal, que compromete qualquer possibilidade de vida psicológica-sadia, digna e sustentável, às futuras gerações...

"σοφία" relacionados com a linguagem". Corrompida e esfacelada pelo "marketing" comercial, imediatista, capitalista selvagem, consumista, descartável, mau-gosto, futilidades, imbecilidades, modismos, que destrói as últimas reservas naturais do Planeta Terra, em busca do lucro, da vantagem, do domínio à qualquer preço.


Acreditar ou duvidar, aceitar ou rejeitar, agir ou ficar inerte, diante da nova realidade climática e geológica, que compromete o futuro do meio-ambiente global, é uma questão de "σοφία" .

RUI SANTOS DE SOUZA

Brasil, Curitiba, 01 de julho de 2011 - 19h:08


sábado, 25 de junho de 2011

"Cavalo de Tróia, modernos!"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O cavalo de Troia foi, segundo narrativas lendárias associadas à conquista da cidade de Troia, localizada na costa oriental do mar Mediterrâneo, no extremo oeste daAnatólia, um imenso cavalo feito de madeira usado pelos gregos para que seu exército pudesse entrar na cidade sem ter de passar pela muralha que a protegia.

A cidade de Troia foi assediada por legiões gregas durante a chamada Guerra de Troia, quando o artefacto de madeira foi deixado junto a suas muralhas. Construído de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro de seu ventre. Deixado à porta da cidade pelos gregos, os troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército inimigo. Laocoonte, sacerdote de Apolo, o único troiano que protestou contra a idéia de levar o cavalo para dentro das muralhas foi ignorado, sendo assim, o cavalo foi levado para dentro das muralhas pelos troianos.

Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefacto e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Troia, tomar a cidade, incendiá-la e destruí-la.

O cavalo de Troia teria sido uma invenção de Odisseu (o guerreiro mais sagaz da Ilíada e personagem da Odisseia) e construído por Epeu.

Apesar de ser parte da história da Guerra de Troia, o cavalo de Troia só é descrito com detalhe naEneida, obra da literatura latina que conta a fundação de Roma.

Ao contrário do que aparece no filme de 2004 Troia, Aquiles não estava entre os guerreiros porque já teria morrido. No seu lugar estava seu filho, Neoptólemo.



"Cavalos de Tróia", modernos!


O petróleo extraido do subsolo é um "Cavalo de Tróia", depois de queimado, emite grandes quantidades de CO2 na atmosfera, contaminando o ar que respiramos.


A madeira proveniente das matas nativas, transformada em carvão, que depois de queimado, libera os gases altamente nocivos à todos os ecossistemas e biodiversidades.


A energia nuclear, com a necessidade de usinas, material altamente radioativo, é outro "Cavalo de Tróia", basta citar os dois maiores exemplos de destruição provocados por "Fukushima" e "Chenrnobyl".


O processo de industrialização e de avançada tecnologia moderna é mais um "Cavalo de Tróia", pois o lixo não reciclado, proveniente dos descartes cíclicos, são jogados nos rios, oceanos, lagos e atmosfera, mesmo depois de incinerados.


A pesca e a caça predatória é outro "Cavalo de Tróia", eliminando espécies, destruindo todo o equilíbrio dos ecossistemas.


Jogar todo o lixo nos oceanos é um "Cavalo de Tróia", pois o que aparenta uma solução, transforma-se num flagelo ambiental sem precedentes.


O desordenado aumento populacional global, é outro "Cavalo de Tróia", pois já é impossível providenciar alimentos, água potável, moradias, trabalho, escola, saúde e segurança pública para uma cifra de sete bilhões de seres vivos da mesma espécie.


Os grandes centros urbanos é mais um "Cavalo de Tróia": impermeabilização dos solos urbanos, carência de infra-estrutura sanitária, caós no trânsito, terrorismo urbano, ausência de capacidade de planejamento e atendimento das demandas das necessidades básicas, provocando desordem social e áreas de incontroláveis conflitos.


Produtos químicos e transformações transgênicas aplicadas nos produtos agrícolas é mais um dos inúmeros "Cavalo de Tróia" modernos, pois as consequências são desconhecidas, com possíveis danos à saúde pública.

Toda a moderna dependência tecnológica é mais um "Cavalo de Tróia", pois quando acabar, e já está acabando, a energia necessária para sustentar todo o aparato tecnológico disponível, provavelmente, voltaremos às cavernas, só que não teremos material orgânico disponível para acender fogueiras, e nem frutos nativos para alimentar a nossa fome voraz.


Descartar o lixo, incinerando, ou simplesmente jogando nos oceanos e rios, é um "Cavalo de Tróia", que em seguida destruirá todas as espécies marinhas, e num efeito cascata, eliminará a possibilidade de vida de todas as outras espécies.


O Capitalismo moderno, com sua sede voraz de consumismo anárquico é um "Cavalo de Tróia"...


O terrorismo internacional, protegido por muitas Nações, é um "Cavalo de Tróia"...


O aumento incontrolável do números de carros nas estreitas ruas dos grandes centros urbanos é um "Cavalo de Tróia"...


É necessário escapar do "dualismo-moral", mas não escapamos da necessidade de identificar quem são "Os Gregos", e quem são "Os Troianos?".


No momento que todos os habitantes do Planeta Terra sofrem as graves consequências de significativos desastres ambientais, provocados por mudanças climáticas e geológicas, existem fortes indícios que os "Gregos" são os que defendem um desenvolvimento sem preocupações ambientais, de forma irresponsável, sem sustentabilidade natural.


Os "Troianos" são os que defendem o desenvolvimento industrial, econômico e tecnológico, mas protegendo o meio-ambiente, os ecossistemas, as biodiversidades, mas com planejamento de sustentabilidade natural, sem agressões irreversíveis ao meio-ambiente.


Não aceite "presentes de Gregos".


Você poderá ajudar continuar escrevendo este artigo, postando acréscimos de outros exemplos de "Cavalos de Tróia" modernos.


RUI SANTOS DE SOUZA

Brasil, Curitiba, 25 de junho de 2011 - 13h:40

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Participe deste Projeto

Eu tenho um sonho que transformei no Projeto de Ação, bem simples e fácil de realizar, mas preciso da ajuda de muitas pessoas para a sua realização efetiva, e não ficar só no sonho.

Sou brasileiro, vivendo em Curitiba, Paraná, Brasil. Eu tenho 61 anos de idade, ensino universitário, boa cultura, um monte de informação, comunicação, gosto de desafios e aventuras, excelente saúde, disposição física e vontade de aprender mais.

Mas, principalmente, preocupado com as mudanças climáticas e geológicas.

Depois de muito ler e escrever sobre o meio ambiente, geologia, astronomia, biodiversidade, ecossistemas, a oxidação dos oceanos, terremotos, furacões, tornados, deslizamentos de encostas em morros em áreas urbanas, destruição de florestas, impermeabilização dos terrenos urbanos, a poluição dos rios, o aquecimento global, efeito estufa, mas não quero continuar só escrevendo, mas iniciar uma ação eficaz, dando a minha modesta contribuição e denunciar a situação ambiental no Brasil, o que poderia ser feito através de uma grande e longa pesquisa de campo, detalhada e documentada em toda a área do Litoral Brasileiro , na Amazônia Brasileira, no Pantanal de Mato Grosso, nas reservas florestais brasileiras, rios e encostas urbanas, em um processo acelerado de destruição.

Mas para fazer esta viagem de pesquisa, com fotos, filmes e objetos de uso diário, pelo Brasil, eu preciso de ajuda de pessoas que acreditem no meu sonho, e podem ajudar na concretização deste sonho, prático e realizável.

Estou solicitando a participação de pessoas que ajudem a financiar este projecto, em troca de publicidade exclusiva e através do material divulgado.

Você pode ajudar divulgando este pedido de ajuda, repassando aos amigos, compartilhando com instituições interessadas em projetos ambientais, e pode participar fazendo sua doação, de qualquer valor, na conta bancária.

Assim que conseguir a ajuda necessária, vamos realizar o levantamento da elevação do nível do Oceano Atlântico, em toda a faixa litorânea brasileira, divulgando fotos, filmes, entrevistas e todo o material coletado.

Divulgaremos relatórios diários no www.dia-da-terra.blogspot.com, ruisaldanha@twitter.com - -
YouTube, ruisaldanha@facebook.com

Os filmes, fotografias e artigos escritos, entrevistas, mapas, documentos, transmitidos diariamente através do Twitter, Facebook e YouTube, mostrando a real dimensão da situação ambiental de cada região pesquisada, sempre será enviado diretamente para nossos doadores, que podem usar, todo o material produzido e pesquisa.

A finalidade, com critérios técnicos, será de educar que "meio-ambiente" é uma questão de "Segurança Global", que afeta a todos, e que um sistema eficaz de alerta pode ser eficaz em caso de futuras catástrofes ambientais, e que medidas urgentes podem minimizar a perda de vidas humanas e financeiras.

As doações serão publicados www.dia-da-terra.blogspot.com/, mensalmente, contendo todos os fundos recebidos, com a identificação de cada doador, e todos os recibos de despes no financiamento do projecto.

Acredite e faça parte deste sonho, transformado-o em um projecto de pesquisa e divulgação de dados ambientais colectados em uma pesquisa de campo.

Doações, de qualquer valor: Banco do Brasil, Agência 2920-3 Conta Poupança 21735-2, (variação 01) em nome de RUI SANTOS DE SOUZA



Contacto: rui.santos@hotmail.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

@EcoInteractive #Brazil's shame

EcoInteractive
Brazil's shame
Commentary by Rhett A. Butler, mongabay.com
June 03, 2011



As an American I know a lot about shame — the U.S. government and American companies have wrought appalling amounts of damage the world over.

But as an admirer of Brazil's recent progress toward an economy that recognizes the contributions of culture and the environment, this week's decision to move forward on the Belo Monte dam came as a shock.

The dam will generate lots of electricity — more than 10 percent of Brazil's current capacity during the rainy seasons, much less during the dry season — but the cost is tremendous: more than 16,000 people will be displaced by flooding and 40,000 hectares (100,000 hectares) of rainforest will be inundated. The project will redirect the flow of roughly 100 kilometers' worth of the Xingu River, disrupting fisheries and local livelihoods. Power generated by the dam will fuel industries that convert the Amazon rainforest into hamburgers, soybeans, soda cans, and minerals (the Brazilian mining giant Vale is a major investor in Belo Monte).

But perhaps most importantly, Belo Monte undermines Brazil's standing as a global leader on the environment. Recent gains in demarcating indigenous lands, reducing deforestation, developing Earth monitoring technologies, and enforcing environmental laws look more tenuous with a project that runs roughshod over indigenous rights and the environment.

When I speak to audiences, I use Brazil as an example of a country that is leading the transition toward a more just and sustainable economy. With Belo Monte, I'm no longer certain Brazil is the model to emulate.

What happened Brazil?

CARTA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Image Google


A Defesa do meio ambiente é uma questão de "Segurança Global"

Mais importante que a questão nuclear que aflige o mundo, desde Hiroshima e Nagasaki.

Armas nucleares podem ser destruidas, o meio ambiente não pode ser destruido e nem reciclado.

A defesa do meio ambiente está acima das ideologias, das políticas partidárias, das teologias, das doutrinas filosóficas, das ideologias de direita ou esquerda.

A Defesa do Meio Ambiente é uma questão de segurança global, que ameaça à todos os Oceanos, Continentes, Florestas, todas as espécies, ecossistemas, biodiversidades, economias, todas as classes sociais, todas as formas de vida planetária, construidas ao longo de milhões de anos de evolução natural.

A defesa do Meio Ambiente ameaça todas as formas de vidas do nosso Planeta, com uma irreverssibilidade fatal.

A defesa do meio ambiente é garantia de água, de alimentos, de habitação, é uma questão vital de sobrevivência, não só da nossa, mas de todas as espécies vegetais, quimícas, físicas e animais que habitam o Planeta Terra.

Se falharmos na defesa do meio ambiente, abreviaremos os nossos já escassos dias de permanência no Planeta Terra.

A defesa do meio ambiente é uma imperiosa necessidade visando preservar todas as Biodiversidades e Ecosistemas, já flagelados pela nossa insensata indiferença.

A defesa do meio ambiente, em face de sua importância planetária, é uma questão que em face de sua importância, transcende as demais questões, por mais relevantes que sejam.

A defesa do meio ambiente envolve a necessidade de aparelhamento de todos os governantes, globalmente, para enfrentar Furacões mais intensos, chuvas torrenciais que provocam enchentes mortais, mais intensidade e frequência de terremotos, erupções de vulcões, elevações do nível dos oceanos em proporções avassaladoras, contaminação mortífera dos oceanos, chuvas ácidas, deslocamento do Eixo-Magnético da Terra, deslizamento de encostas habitadas, transbordamento de rios, enormes prejuízos financeiros às áreas afetadas.

A não preparação significa ainda o agravamento das consequências pós-catástrofes: desordem social, desorganização social em busca de alimentos e segurança; falta de abrigos, alimentos e higiene para os flagelados; doenças, contaminações; falências dos órgãos de socorro diante das grandes calamidades públicas.

A defesa do meio ambiente, por tratar-se de uma questão de segurança global, para a preservação de todas as espécies, clama por prioridade de todos os cidadãos do Planeta Terra, mobilização popular visando medidas preventivas de segurança, ações governamentais eficientes, socorro de toda a sociedade organizada visando disponibilizar todos os recursos necessários, para a viabilização de estudos, projetos e ações, os necessários, na defesa do meio ambiente e, a necessidade imperiosa, de um sistema de alertas climáticos e gerenciamento de riscos.

Não existe outra alternativa, só a da mobilização, concretização, educação e ações efetivas em defesa do meio ambiente, caso contrário, significaria a extinção de nossa civilização moderna, no máxima, em mais 50 anos, a partir desta data de hoje, e não mais os 100 anos que os cientistas estavam prevendo anteriormente.

Quem duvidar desta ousada afirmativa, é só consultar as manchetes diárias das catástrofes ambientais no Planeta Terra!

Rui Santos de Souza
Curitiba, Brasil, 12 de julho de 2010 - 21h:11

sábado, 29 de janeiro de 2011

Viagem insólita > mudanças climáticas e geológicas

Uma "viagem insólita", está iniciando na história-moderna da humanidade, com os adventos das mudanças climáticas e geológicas, atualmente em curso no Planeta Terra.

As última sequências dos significativos eventos climáticos e geológicos no nosso Planeta Terra, já faz alguns milhões de anos, quando surgiu a atual conformação geológica que conhecemos e o clima modificou-se radicalmente.

Nos dias atuais está em curso novos colossais eventos climáticos e geológicos, quem viver, verá.

É inevitável algumas comparações devido as semelhanças entre as mudanças geológicas e climáticas e o trânsito urbano de carros nas grandes cidades, em suas autoestradas.

Vejamos o trânsito dos carros, e depois as mudanças climáticas e geológicas:


Viagem insólita com um carro:

- Não verifique a calibragem dos pneus antes da viagem... eles regulam-se automaticamente...

- Não substitua os pneus desgastados pelo uso... os pneus novos estão com um preço muito elevado...

- Não obedeça e nem preste atenção nas placas de sinalização...

- Não obedeça a sinalização, avance todos os sinais amarelos e não pare nos vermelhos...

- Não faça uma revisão do carro antes de viajar... os mecânicos estão explorando...

- Não leve um pneu de reserva... os quatro rodando já bastam...

- Não encha o tanque de combustível, deixe-o sempre quase vazio... existe um posto aberto em cada esquina...

- Não diminua a velocidade na chuva... dirigir em alta velocidade durante as chuvas aumenta a adrenalina

- Deixe em casa, bem guardados, a carteira de motorista e os documentos do carro...

- Não mantenha distância do veículo anterior, aproveite o vácuo para andar mais rápido...

- Nunca reduza a velocidade, para não perder tempo e economizar nas pastilhas de freio...

- Aproveite todos os buracos da estrada para testar se a suspensão do carro está boa...

- Ultrapasse todos os demais veículos, sempre em alta velocidade, o tempo é precioso e os motoristas lentos não sabem dirigir bem...


- Não é necessário verificar as luzes, o extintor de incêndio, e outros acessórios inteiramente desnecessários durante uma viagem...

- A buzina de um carro é inteiramente desnecessária, só usada pelos motoristas barulhentos...

- Enquanto dirige o carro, use bastante o celular, para ganhar tempo...

Estes e muitos outros sábios conselhos, proporcionarão à você, e à sua família, uma viagem insótila.

Considere que uma viagem de carro, por mais longa que seja, só acontece em algumas horas.

Agora, considere outra viagem, através dos séculos, a viagem através das mudanças climáticas e geológicas, sem retorno possível, e aplique os mesmos conselhos acima:

- Não obedeça as placas de sinalização do Planeta Terra:

temperaturas atípicas da atmosfera,

erupções de vulcões inativos,

terremotos cada vez mais intensos e mais frequentes, em lugares inusitados,

fissuras geológicas em movimentação atípica,

mortes misteriosas de animais,

chuvas torrencias em diferentes regiões, com consequências catastróficas,

ondas de frio anormais,

ondas de calor sem históricos antecedentes,

aquecimento dos oceanos,

oxidação dos oceanos,

elevação do nível dos oceanos,

desertificação das áreas florestais,

destruição das biodiversidades e ecosistemas,

elevação das temperaturas dos lagos,

transbordamento constantes dos rios,

chuvas intensas,

secas intensas,

e tantas outras sinalizações e avisos colocados pela Mãe Natureza.


- Jogue bastante lixo nos rios e oceanos... são enormes, consomem tudo, e evita o trabalho do lixeiro...

- Destrua todas as florestas que encontrar... folhas secas só servem para dar trabalho de limpeza...

- Mate ou aprisione todos os animais selvagens... só servem para transmitir doenças...

- Não proteja o meio ambiente, aliás, o meio ambiente não precisa de ajuda, é autosuficiente...

- Queime bastante carvão, explore petróleo, desperdice a água potável, não economize alimentos, (a Natureza é riquíssima), não leia nada sobre meio-ambiente, aquecimento global, e outros desperdícios de tempo.

Com tais medidas preventivas você estará garantindo o resultado "insólito" da sua viagem, e de todas as próximas gerações.


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 29 de janeiro de 2011 - 13h:53