Selecione seu idioma

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Muita informação, pouco conhecimento, nenhuma ação.


Leitor atento de todas as informações que circulam na mídia eletrônica, causa espanto o pouco conhecimento que resulta de tantos bytes de preciosas informações, a cada segundo.

Não é possível acompanhar e ler tantas informações, todas importantes, sobre as diferentes áreas da Ciência.

Astronomia, Geologia, Climatologia, Física, Biologia, Química, Matemática, Geometria, Arqueologia, Medicina, Economia, História, Psicologia, Geofísica, e tantas outras áreas.

Milhares de notícias, a cada milésimo de segundo, com informações de todo o Planeta Terra, de todas as regiões da Via Láctea, de outras Galáxias, do Universo conhecido, e até de Universos desconhecidos e meramente hipotéticos.

Fotografias, vídeos, depoimentos, aulas, artigos, uma enorme quantidade de informações jorrando com força, inundando nossos cérebros com tantas cores e gráficos, até causar um transbordamento.

Salvo melhor juízo dos meus leitores, não consigo vislumbrar o conhecimento resultante de todas estas informações.

Quando vejo as fotos de Oslo, na Noruega, e constato o destaque absurdo que a mídia faz, com um covarde criminoso, que nem a psicose doentia pode justificar, fica evidente a ausência de link entre a informação e o conhecimento.

Informações demais, nenhum aproveitamento destas informações que jorram de tantas pesquisas, google, web, twitter, facebook, universidades, escolas, instituições, e tantas outras mídias.

Constato uma ausência de link entre as diversas disciplinas.

A ausência de link entre as diferentes áreas da Ciência provoca um estrangulamento, que impede a ação.

Muitas palavras, e mais palavras, discursos, opiniões, reuniões, debates, artigos, estudos, e nenhum resultado prático das informações coletadas e catalogadas em infinitos terabytes.

A questão principal, que tenho focado diariamente é as mudanças climáticas, e as mudanças geológicas.

Percebo, com espanto, que alguns trabalham arduamente em defesa dos pássaros, outros em defesa dos golfinhos, alguns em defesa das baleias, tartarugas...

É evidente a incapacidade generalizada de somar todas as informações, gerar conhecimento, o que seria o motor de uma eficiente ação global.

O átomo é o elemento básico de toda a matéria existente no Universo conhecido, por sua vez gerador de agrupamento de moléculas, que formam tecidos e estruturas numa escala ascendente de complexidade.

O conhecimento na área da Física faz o link com as reações Químicas e Biológicas.

O Universo é Físico, Químico e Biológico, na sua estrutura básica.

Agir preventivamente em defesa dos Oceanos, é uma ação eficaz na defesa de todas as formas de vida marinha.

Agir preventivamente em defesa das florestas, é preservar todas as biodiversidades e ecossistemas abrigados nas diferentes áreas verdes naturais.

Oceanos, Florestas, diferentes espécies e formas de vida marinha, biodiversidades e ecossistemas estão diretamente ligados à Biologia.

Oceanos, Florestas, biodiversidades, e ecossistemas, dependem do clima, que é composto de gases, relacionados com a Química.

Os acontecimentos na Área da Física, Química, estão diretamente relacionados com todas as outras áreas do conhecimento humano.

Ações nefastas ou benéficas de uma determinada espécie, cultura, ou fase histórica de evolução, vai gerar consequências em todas as outras áreas.

Queimar, florestas, desviar recursos de rios, jogar lixo nos oceanos, plantar, comer, beber, alimentar-se, correr, voar, nascer, casar, morrer, trabalhar, enriquecer, enlouquecer, constituir família, produzir, comprar, vender, toda ação gera uma reação, em diferentes esferas.

Falta reunir todas as informações, e usar a Matemática para somar os dados coletados, multiplicando, somando, dividindo e subtraindo todos os dados correlatos e suas implicações, extraindo este conhecimento, e, finalmente agindo.

Ação com eficiência.

Eficiência que dependerá do grau de conscientização, educação, determinação, mobilização e intensidade da ação de todos os envolvidos.

É inútil, e ineficientes, as ações isoladas, individualistas.

A sabedoria popular ensina que "uma única andorinha, não faz verão."

É urgente uma ação eficiente em defesa preventiva dos recursos naturais, em defesa da preservação da vida de todas as espécies, e esta ação será eficiente, na medida que for vigorosamente defendida, sustentada e empreendida por todas as forças possíveis.

As informações coletadas com os terremotos no Haiti, no Chile e na Nova Zelândia não foram usadas para evitar a tragédia no Japão, só para citar um exemplo.

Não estamos usando as informações disponibilizadas, gerando o conhecimento necessário, para evitar a tragédia global, quando brevemente acontecer um Richter10 no Japão, na Nova Zelândia, no Chile, ou na falha de San Andreas.

A extinção dos dinossauros, há 65 mihões de anos, é só mais uma informação, sem gerar o conhecimento necessário, e a ação eficaz, para evitar as consequências de Kalil.

A onda de calor na Rússia não gerou o conhecimento e a ação preventiva que prevenisse a atual onda de calor nos Estados Unidos da América.

As inundações no Paquistão não evitaram a atual fome na Somália.

As lições aprendidas com primeira grande guerra mundial, não evitaram a segunda guerra mundial.

As lições de Chernobyl não evitaram as consequências de Fukushima.

A lista de desastres ambientais de 2010 bateu todos os números anteriores, e a lista de 2011 vai ficar maior do que a de 2010, não aprendemos nada, apesar de tantas informações.

As enchentes do ano passado no Rio de Janeiro, repetiram este ano, com resultados mais trágicos.

Confesso que estou ficando cansado de tanto ler, quero agir, unir minhas forças com outras forças, e juntos, agir com eficiecia, somando todas as informações disponíveis, transformando as informações em conhecimento, e com o conhecimento necessário: agir com eficiência, porque não basta agir sem eficácia.

Estamos gastando todas as nossas riquezas, energias e inteligências na construção de uma "Torre de Babel" global, geradora de mortes e da destruições de todas as formas de vidas do Planeta Terra...

Ação urgente, coordenada, planejada, eficiente, global, em defesa do meio-ambiente, nosso habitat natural.

leia mais: *** Eu tenho um Sonho! *** http://t.co/x5fVkaR


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 01 de agosto de 2011 - 21h:09



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.