Selecione seu idioma

sábado, 15 de janeiro de 2011

questões complexas exigem soluções simples

A NASA enfrentou algumas questões complexas com relação às viagens espaciais, em todas, foram encontradas soluções simples:

01) A necessidade de água potável durante as viagens espaciais, a NASA resolveu o problema com a reciclagem da urina dos próprios astronautas > solução simples para uma questão complexa, uma vez que seria impossível transportar água nas espaçonaves, em quantidade e qualidade necessárias;

02) A necessidade de alimentação dos astronautas durante as viagens espaciais, uma questão complexa, pois seria impossível levar alimentos e prepará-los no espaço, a NASA encontrou outra solução simples: as minúsculas capsulas de alimentos concentrados e desidratados;

03) A necessidade de defecar na ausência de gravidade, o que seria impossível, a NASA encontrou outra solução bem simples: um aparelho de sugar, instalado no vaso sanitário;

04) Resolver a questão complexa de perda da massa óssea dos astronautas, durante as viagens espaciais, a NASA encontrou outra solução bem simples: ginástica durante as viagens;

05) Solucionar a questão complexa da necessidade de desacelerar o veículo após a reentrada na atmosfera, a NASA encontrou a solução simples que seria a instalção de para-quedas, que ajudam na desaceleração;

06) Durante a Segunda Guerra Mundial, o bombardeio de populações civis nas cidades, era uma questão complexa, que foi facilmente resolvido com a instalção de sirenes de alerta, uma solução bem simples, que ajudou salvar milhares de vidas inocentes.

São milhares e milhões de exemplos, que podem ser citados, de que a inteligência, e a ilimitada criatividade humana, encontrou soluções bem simples, para solucionar questões complexas, em todas as áreas do conhecimento e atividades humanas.

Focando na questão das mudanças climáticas e geológicas que o planeta Terra enfrenta atualmente, de forma irreverssível, é necessário estabelecer as principais quetões complexas que hoje desafiam a Humanidade, para em seguida, estudar as possíveis soluções, que precisam ser urgentes, imediatas, e simples, o mais simples possível, devido a urgência de implementar e efetivá-las de forma eficiente.

Questões complexas que desafiam a Humanidade e comprometem a sobrevivência da espécie humana:

As mudanças climáticas estão associadas às mudanças geológicas;

Os fenômenos climáticos modificam a geologia do Planeta Terra, e os fenômenos geológicos modificam os padrões climáticos conhecidos, criando novos padrões desconhecidos, e ainda não estudados;

As mudanças climáticas e geológicas sempre aconteceram no passado do Planeta Terra, de forma cíclica, mas a fase atual tem algumas significativas diferenças:

A contribuição humana nos processos de aceleração;

Altíssima densidade populacional no Planeta;

Super-populações vivendo em áreas urbanas, quando antes viviam em áreas rurais;

Aumento desordenado e geométrico da população mais carente em áreas de alto risco;

Todos estes dados, conectados, constituem uma bomba relógio global, que está explodindo, com consequências trágicas em termos de mortes de pessoas, doenças, desorganização social, falta de alimentos, insuficiência de infraestruras necessárias, etc...

O quê fazer? Quais as soluções possíveis?

O processo de mudanças climáticas e geológicas são irreverssíveis, ultrapassamos o ponto de possível retorno. Ações isoladas e heróicas não tem mais o poder de paralisar ou diminuir o rítmo das mudanças que já estão acontecendo:

Grandes precipitações de chuvas, concentradas, localizadas em áreas de alto risco;

Enchentes colossais com consequências catastróficas para uma população urbana, sem a infra-estruturas necessárias;

Possíveis e previstos terremotos em grandes falhas geológicas, sobre as quais, foram construidas grandes concentrações urbanas;

Tsunamis arrasadores para populações urbanas concentradas em áreas litorâneas dos oceanos;

Erupção massiva de vulcões antes adormecidos, e despertados pela força das atividades geológicas e climáticas recentes, em intenso rítmo e com frequências fora dos padrões conhecidos.

Questões complexas, soluções urgentes e simples:

Remover as populações das áreas de risco > impossível, demandaria tempo e não é simples.

Desacelerar o rítmo das mudanças através de ações tecnológicas: impossível, demandaria muito tempo é não é simples.

Qual seria a solução que diminuiria o número de mortos?

Qual seria a solução que evitaria astronômicos e incalculáveis prejuízos econômicos?

Qual seria a solução que evitaria o caos social, falta de alimentos, doenças provenientes das tragédias, falência das infraestruras sociais, e todas as outras consequências previsíveis dos desastres ambientais?

Dois exemplos acabam de demonstrar a eficiência das soluções simples e urgentes:

Na Austrália, com um volume de água muito maior do que a do Brasil, só registrou 20 mortos.

Foram disparados simples, eficientes e urgentes ALERTAS antes da elevação dos níveis das águas e o transbordamento dos rios.

Simples e eficiente! Só morreram 20 pessoas, vítimas de uma enchente que a mídia internacional classificou de "proporções bíblicas"

No Rio, região serrana, cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, e outras, com um volume de chuvas bem menor do que o da Austrália, o número de mortes é assombroso.

Sabem por quê? Não foi dado nenhum alarme.

O INPE não entrou nos meios de comunicação de massa, não usou a WEB, não fez nenhum plano estratégico de "alertas", em regiões de risco, o resultado da ausência de soluções simples está na mídia, o número de mortes vai aproximar-se de 1.000, pois as autoiridades ignoram os desaparecidos na contabilidade oficial.

Naquela mesma região, numa cidade vizinha, no entroncamento rodoviário, existe uma cidade de interior, pacata, simples, bonita, quase artesanal, para os padrões modernos de arquitetura, que eu conheço bem, chamada de "AREAL", você pode localizar no Google, pois bem, o Prefeito de Areal, quando soube que a tragédia estava aproximando-se, colocou um carro de som nas ruas das áreas de risco, consequiu diminuir as dimensões da tragédia em seu município.

Houve prejuízo material, mas não aconteceu perdas de vidas humanas e outras consequências das grandes tragédias.

Simples, urgente, fácil, baixo custo financeiro: um carro de som, nas ruas das áreas de risco, avisando do perigo e mandando a população sair imediatamente.

Questões complexas, soluções simples e urgentes.

É simples, basta contextualizar, usar todos os recursos disponíveis no momento da urgência, e emitir alertas com tempo hábil.


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 15 de janeiro de 2011 - 18h:43

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.