Selecione seu idioma

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Alerta Global: Meio-ambiente é segurança global!

Image Google



A preservação do meio-ambiente, o aquecimento global, as mudanças climáticas, o efeito estufa, o derretimento das geleiras, as movimentações das placas tectônicas, os terremotos cada vez mais frequentes e de maior magnitudes, as explosões solares e suas consequências nos modernos meios de comunicação e segurança, são prioridade absoluta no mundo de hoje.

Meio-ambiente é segurança global, pois afeta ricos e pobres, socialistas, comunistas, capitalistas, cristãos, mulçumanos, grandes e pequenas potências do mundo.

Terremotos, furacões, fortes tempestades, chuvas intensas, deslizamento de encostas, enchentes, elevação do nível dos oceanos, são catástrofes que derrubam as casas dos pobres, mas aniquilam também a economia regional e mundial, a infra-estrura governamental, provocam desorganização social, caos urbano, e atrás das catástrofes ocorrem as epidemias e demais problemas de saúde e sanitários em geral.

Os pobres das regiões mais carentes é que morrem primeiro, mas os ricos é que pagam a conta dos enterros, dos alimentos e da reconstrução posterior, num efeito dominó que afeta à todos no final da conta.

Sem falar na questão do abrigo aos refugiados e à propagação de doenças, o que afeta todos.

Sem um meio-ambiente preservado e seguro, as plantações de grãos e outros alimentos são destruidas, as estradas e pontes são levadas pelas águas.

Sem planos de preservação do meio-ambiente, a segurança de nossas grandes cidades mundiais estão comprometidas.

Desastres ambientais de grandes proporções, que já estão ocorrendo, por exemplo, o calor na Russia, ameaça a segurança de armas nucleares, as plantações, afetando toda a economia do país.

As enchentes no Paquistão estão destruindo completamente a economia daquele país, sem mencionar as questões sanitárias, de saúde, de infra-estrutura, prejuízos astronômicos para Empresas e Estado, o que levara décadas para ser recuperado, numa região já empobrecida e carente.

A destruição do Haiti é outro exemplo.

O furacão Katrina provocou uma colossal destruição no US, que mesmo tratando-se de uma economia rica, os prejuízos são imensos.

Meio-ambiente é tão ou mais perigoso quanto uma guerra nuclear ou a queda de um meteoro de grande proporções.

Se o Planeta Terra não acordar para a necessidade e importância do meio-ambiente, os recursos naturais estarão esgotados em 50 anos, comprometendo drásticamente o futuro da humanidade civilizada.

Em breve, muito em breve, no máximo em 50 anos, estaremos sem água, sem rios limpos, sem oceanos e seus alimentos, sem áreas seguras para construções, e a moderna tecnologia de nada servirá diante de tais questões cruciais.

Os governantes de todos os países, a sociedade organizada, os órgãos públicos, instituições, organismos internacionais, escolas, universidades, igrejas, empresas, enfim, todos precisamos alertar sobre a urgência de cuidar do meio-ambiente,a nossa casa, que é o planeta terra.


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 06 de agosto de 2010 - 11h:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.