Selecione seu idioma

domingo, 24 de outubro de 2010

O Ovo Climático & Galinha Geológica

Quem surgiu primeiro, o ovo, ou a galinha?

Fazendo uma analogia, a questão das mudanças climáticas estão diretamente associadas às mudanças geológicas, tanto quanto o ovo está relacionado com a galinha, e ninguém sabe quem dá origem ao outro, ou quem surgiu primeiro.

O fato é que não existe galinha sem ovo, e não existe ovo sem galinha, e continua sem resposta o mistério de quem surgiu primeiro: o ovo, ou a galinha?

Estudando o passado geológico do Planeta Terra, fica evidente, fácil de constatar, que os períodos de mudanças climáticas estão sempre associadas às mudanças geológicas.

O caldeirão climático e geológico do nosso passado, definiram as condições para o surgimento da vida, e determinaram, em diferentes épocas, a extinção de várias espécies.

A erupção dos vulcões, colisões contra a Terra, formação de violentas tempestades, tsunamis, terremotos, chuvas ácidas, movimentação tectônica, fissuras geológicas, gases na atmosfera, avanço e recuo dos oceanos, formação e derretimento das geleiras,
determinam as conformações geográficas do planeta Terra, e as conformações geográficas da Terra alteram o clima, num efeito dominó.

E não é só no Planeta Terra, em toda a imensidão Cósmica conhecida, as condições geológicas são determinadas pelo clima, ou vice-versa, o clima determina as conformações geológicas.

Clima violento ou ameno, temperaturas elevadas ou em declínio, estão sempre diretamente relacionadas com furacões, tufões, terremotos, períodos glaciais ou de aquecimento de nosso Planeta Terra, num processo de causa e efeito.

O Planeta Terra, na sua origem sofreu grandes e colossais transformações geológicas associadas ao clima predominante em cada período.


Os Cientistas de hoje estão perdendo a capacidade de associar os fenômenos naturais em suas reais dimensões, por razões de economia globalizada, pressões políticas, falta de recursos financeiros e técnicos, simples falta de comunicação centralizada, faz com que não seja feita esta associação inevitável: mudanças geológicas e climáticas.

Estamos em mais um dos muitos períodos de radicais mudanças climáticas, que, com certeza, estão relacionadas com mudanças geológicas: temperaturas dos oceanos, oxidação das águas oceânicas, direção e intensidade dos ventos, furacões de fortes intensidades, terremotos de grandes amplitudes, em áreas diferentes, revelando uma grande movimentação tectônica no Planeta Terra.

As chuvas provocadas por mudanças climáticas intensas, provocam insuspeitas erosões e deslocamentos de encostas...

A exploração de recursos naturais, destruição de florestas, alteração nos cursos dos rios, alta concentração de gases na atmosfera, estão relacionados com clima, provocando alterações geológicas significativas...

A diferença de nossos dias e os períodos anteriores, é que existe hoje, uma grande concentração de seres humanos em pequenas áreas urbanas, vivendo em condições sub-humanas, em construções precárias, inteiramente desprotegidas e fragilizadas em questões de saúde, transporte, segurança, comunicação, trabalho, etc...

Os desastres ambientais atuais, somados às mudanças geológicas, que já estão ocorrendo, e outras maiores que ainda ocorrerão em breve espaço de tempo, provocarão conseqüências trágicas, para as quais ainda não estamos conscientizados, mobilizados, e muito menos preparados.

Talvez já seja tarde demais para qualquer tipo de ação eficiente, mas poderíamos minimizar os danos em perdas de vidas humanas, mas há forte indicações que a civilização humana continua indiferente diante de tais questões vitais à sobrevivência de nossa espécie.

RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, curitiba, 24 de outubro de 2010 - 13h:03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.