Selecione seu idioma

domingo, 17 de outubro de 2010

Civilização Robótica: é possível?

Não sou contra a tecnologia moderna, que promove avançadas e significativas conquistas em benefício da Medicina, do conhecimento Artístico e Cultural, do meio ambiente, do controle da qualidade dos alimentos, Indústria, Engenharia, Comércio e tantas outras áreas.

A Tecnologia moderna promoveu um avanço significativo e irreverssível, das inúmeras conquistas humanas.

Mas não acredito na possibilidade de uma futura civilização-humano-robótica, pois a nossa espécie, por mais recursos tecnológicos de que disponha, não poderia viver sem a vital interação com a Natureza-estruturante da nossa vida.

Já sofremos as conseqüências, em nossos dias, da falta do contato da nossa espécie, com os elementos vitais da vida: árvores, água limpa, ar puro, pés descalços em contato com os elementos químicos da terra, rios, oceanos, cachoeiras, animais silvestres, trabalhos manuais, vida social simples, e outros mecanismos de interaçãoe de uma visão holística com o Universo...

Todos os corpos, todas as formas de vida, todos os elementos básicos da vida, químicos e físicos, orgânicos e inorgânicos, numa escala Cósmica, estão interligados e inter-relacionados, de forma definitiva, num processo amarrado por uma corrente, invisível, mas real, que dá origem a um relacionamento de dependência mútua de forças colossais e invisíveis, diretamente relacionadas, numa confronto permanente de Causa e Efeito.

A essência do espírito humano, durante milhares de anos da escala evolutiva, foi de surpresa, espanto, admiração, reverência e perplexidade, diretamente relacionados com o altíssimo grau de nossa ignorância primária, em face dos fenômenos desconhecidos e temidos.

Para fugir do medo e da perplexidade primordial, impedimentos da vida, criamos a necessidade dos sonhos, fantasias, ilusões, mentiras, e tantas outras válvulas de escapismos infantil-delirantes.

Neste momento, com a perda dos elementos vitais para a existência da vida de todas as espécies ainda vivas, somos confrontados coma possibilidade de uma civilização robótica, sem os elementos essenciais da Natureza, do Cosmos, básicos da estruturante cadeia Cósmica que deu origem e sustenta a vida.

Esta tentativa de uma sociedade-humano-robótica, deu o resultado que constatamos em nossos dias atuais:

01 - Apatia de muitos...

02 - doenças psicológicas depressivas...

03 - Alto grau de agressividade...

04 - Destruição, vandalismo, consumo desenfreado de produtos entorpecentes, desorganização social, guerrilhas urbanas, desvios de personalidade e de comportamento...

05 - Desprezo e indiferença aos valores significativos e componentes essenciais das vidas saudáveis, de uma espécie psicológica, e fisicamente extremamente frágil...

Este tema merece um trabalho de pesquisa aprofundado por especialistas das diferentes áreas do conhecimento humano, para avaliar e corrigir os horizontes de sobrevivência da nossa espécie.


RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 17 de outubro de 2010 - 14h:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.