Selecione seu idioma

sábado, 6 de janeiro de 2018

O Cerco da Lapa, cidade do Paraná deveria ser estudada por todos os brasileiros de hoje, pois retrata o heroísmo, bravura, coragem e firmeza de convicções, qualidades de que tanto carecemos nos dias de hoje, em que a corrupção e a falta de caráter arruinaram a Pátria, inteiramente refém de quadrilhas criminosas.

Cerco da Lapa foi um episódio militar (Exército BrasileiroGuarda NacionalPolícia Militar do Paraná e voluntários) que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade de Lapa tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo. Os legalistas resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida.[1]
A lendária batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 938 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes. Os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteão dos Heróis.  (Wikipédia a enciclopédia livre)

                                                                Dia da Terra
Comentários do Dia da Terra, que no dia de hoje visitou a Cidade da Lapa, no Paraná:

Ficamos impressionados com o patriotismo, o orgulho e a dedicação de uma cidade histórica, que cultua seus heróis,  espécies em extinção nos dias de hoje.

Parabéns aos Lapeanos, que transbordam legítimo orgulho pela bravura e coragem de seus antepassados, sintetizados nas palavras do General Carneiro.











































































































































 Impressionantes  aspectos geológicos da Gruta do Monge, também na Lapa.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.