As tragédias no Haiti, e no Paquistão, confirmam que as consequências das mudanças climáticas, são questões de segurança global.
Outro terremoto da magnitude que ocorreu no Haiti, ou outra enchente igual as que ocorrem na China e no Paquistão, afetarão as economias mundiais de forma catastrófica.
As economias do mundo globalizado estão interligadas, uma dependendo da outra.
A ONU, Bancos e Governos, e outros organismos internacionais, são limitados na capacidade de atender, socorrer muitas tragédias simultâneas.
A preservação do meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, derretimento das geleiras, o movimento das placas tectônicas, terremotos mais freqüentes e de maior magnitude, explosões solares e as suas consequências nos meios de comunicação moderna, e segurança social, são prioridades no mundo de hoje.
Meio ambiente é questão de segurança global, afetando ricos e pobres, socialistas, comunistas, capitalistas, cristãos, muçulmanos, mundias grandes e pequenos.
Terremotos, furacões, tempestades, chuvas, deslizamentos, inundações, elevação do nível dos oceanos, são os desastres que derrubam as casas dos pobres, mas também aniquilam a economia do mundo e acabam com a economia regional, com governos, infra-estruturas, provocam transtornos sociais, caos urbano e, por trás das catástrofes ocorrem as epidemias e outros problemas de saúde e de segurança em geral.
Os pobres morrem primeiro, mas os ricos pagam as contas, dos funerais, alimentos e reconstrução posterior, em um efeito dominó, que afecta todos, na conta final.
Sem mencionar a questão do abrigo para refugiados e a propagação das doenças, que afeta todos os sobreviventes da tragédia ambiental.
Sem um ambiente seguro e preservado, as culturas de grãos e outros alimentos são destruídas, estradas e pontes são lavados.
Sem planos para preservar o meio ambiente, a segurança de nossas cidades grandes do mundo estão comprometidas.
Desastres ambientais, de grandes proporções, que já estão ocorrendo, por exemplo, o calor sobre a Rússia, e a destruição de vidas e patrimônios no Paquistão, ameaçam a segurança das armas nucleares, as plantações, afetando todas as economias do mundo, pois outros países prestam socorros humanitários, a ONU é obrigada intervir, o comércio internacional é prejudicado, o turismo, as indústrias, afetando e tendo consequências em todo o Planeta Terra..
Inundações no Paquistão estão destruindo completamente a economia do país, para não mencionar os problemas de saúde, saúde, infra-estrutura, perdas catastróficas para as empresas e do Estado, que levará décadas para ser recuperadas, em uma região já empobrecida e carente.
A destruição do Haiti é outro exemplo.
O furacão Katrina causou uma destruição maciça no E.U., mesmo no caso de uma economia rica, os prejuízos são imensos.
Meio Ambiente é pelo menos tão perigoso quanto uma guerra nuclear, ou a queda de um meteoro de grandes proporções.
Todos concordam com a necessidade e a importância do meio ambiente, dos recursos naturais e que esgotarão em 50 anos, afetando drasticamente o futuro da humanidade civilizada.
Em breve, muito em breve, em um prazo máximo de 50 anos, estaremos sem água e rios limpos, sem os oceanos e suas biodiversidades, sem áreas de segurança para edifícios e para a tecnologia moderna de nenhum proveito, em face de tais questões cruciais.
Os governantes de todos os países, as empresas organizadas, órgãos públicos, instituições, organizações internacionais, escolas, universidades, igrejas, toda a sociedade, enfim, tudo o que precisamos para alertar sobre a urgência de cuidar do meio ambiente, nossa casa, que é o planeta terra.
A espécie humana sobreviveu e evoluiu, durante milhares de anos, sem aparelhos de televisão, sem carros, sem telefone, sem internet, sem geladeiras, ou outro aparelho eletrônico qualquer, mas não sobreviveria uma semana:
- sem água potável...
- sem alimentos...
- sem segurança...
- sem controle sanitário...
- sem energia elétrica...
- sem oxigênio respirável...
- sem árvores...
No Mundo globalizado, somos cidadãos do Planeta Terra, e as tragédias trazem consequências econômicas dramáticas à todos...
As mudanças climáticas, e as tragédias ambientais, são, sem dúvida alguma, questões de "segurança global".
RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 06 de agosto de 2010 - 11h: 17
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.