Selecione seu idioma

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ATUALIZADO - mudanças #climáticas: segurança global!

As tragédias no Haiti, e no Paquistão, confirmam que as consequências das mudanças climáticas, são questões de segurança global.

Outro terremoto da magnitude que ocorreu no Haiti, ou outra enchente igual as que ocorrem na China e no Paquistão, afetarão as economias mundiais de forma catastrófica.

As economias do mundo globalizado estão interligadas, uma dependendo da outra.

A ONU, Bancos e Governos, e outros organismos internacionais, são limitados na capacidade de atender, socorrer muitas tragédias simultâneas.

A preservação do meio ambiente, aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, derretimento das geleiras, o movimento das placas tectônicas, terremotos mais freqüentes e de maior magnitude, explosões solares e as suas consequências nos meios de comunicação moderna, e segurança social, são prioridades no mundo de hoje.

Meio ambiente é questão de segurança global, afetando ricos e pobres, socialistas, comunistas, capitalistas, cristãos, muçulmanos, mundias grandes e pequenos.

Terremotos, furacões, tempestades, chuvas, deslizamentos, inundações, elevação do nível dos oceanos, são os desastres que derrubam as casas dos pobres, mas também aniquilam a economia do mundo e acabam com a economia regional, com governos, infra-estruturas, provocam transtornos sociais, caos urbano e, por trás das catástrofes ocorrem as epidemias e outros problemas de saúde e de segurança em geral.

Os pobres morrem primeiro, mas os ricos pagam as contas, dos funerais, alimentos e reconstrução posterior, em um efeito dominó, que afecta todos, na conta final.

Sem mencionar a questão do abrigo para refugiados e a propagação das doenças, que afeta todos os sobreviventes da tragédia ambiental.

Sem um ambiente seguro e preservado, as culturas de grãos e outros alimentos são destruídas, estradas e pontes são lavados.

Sem planos para preservar o meio ambiente, a segurança de nossas cidades grandes do mundo estão comprometidas.

Desastres ambientais, de grandes proporções, que já estão ocorrendo, por exemplo, o calor sobre a Rússia, e a destruição de vidas e patrimônios no Paquistão, ameaçam a segurança das armas nucleares, as plantações, afetando todas as economias do mundo, pois outros países prestam socorros humanitários, a ONU é obrigada intervir, o comércio internacional é prejudicado, o turismo, as indústrias, afetando e tendo consequências em todo o Planeta Terra..

Inundações no Paquistão estão destruindo completamente a economia do país, para não mencionar os problemas de saúde, saúde, infra-estrutura, perdas catastróficas para as empresas e do Estado, que levará décadas para ser recuperadas, em uma região já empobrecida e carente.

A destruição do Haiti é outro exemplo.

O furacão Katrina causou uma destruição maciça no E.U., mesmo no caso de uma economia rica, os prejuízos são imensos.

Meio Ambiente é pelo menos tão perigoso quanto uma guerra nuclear, ou a queda de um meteoro de grandes proporções.

Todos concordam com a necessidade e a importância do meio ambiente, dos recursos naturais e que esgotarão em 50 anos, afetando drasticamente o futuro da humanidade civilizada.

Em breve, muito em breve, em um prazo máximo de 50 anos, estaremos sem água e rios limpos, sem os oceanos e suas biodiversidades, sem áreas de segurança para edifícios e para a tecnologia moderna de nenhum proveito, em face de tais questões cruciais.

Os governantes de todos os países, as empresas organizadas, órgãos públicos, instituições, organizações internacionais, escolas, universidades, igrejas, toda a sociedade, enfim, tudo o que precisamos para alertar sobre a urgência de cuidar do meio ambiente, nossa casa, que é o planeta terra.

A espécie humana sobreviveu e evoluiu, durante milhares de anos, sem aparelhos de televisão, sem carros, sem telefone, sem internet, sem geladeiras, ou outro aparelho eletrônico qualquer, mas não sobreviveria uma semana:

- sem água potável...

- sem alimentos...

- sem segurança...

- sem controle sanitário...

- sem energia elétrica...

- sem oxigênio respirável...

- sem árvores...

No Mundo globalizado, somos cidadãos do Planeta Terra, e as tragédias trazem consequências econômicas dramáticas à todos...

As mudanças climáticas, e as tragédias ambientais, são, sem dúvida alguma, questões de "segurança global".



RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 06 de agosto de 2010 - 11h: 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.